Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MONITORIA ACADÊMICA COMO MÉTODO DE INCENTIVO À DOCÊNCIA: VISÃO DOS GRADUANDOS DO PROGRAMA DE MONITORIA DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA

Palavra-chaves: MONITORIA ACADÊMICA, ENSINO DE QUÍMICA, INCENTIVO À DOCÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35478
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2316
    "inscrito_id" => 2616
    "titulo" => "A MONITORIA ACADÊMICA COMO MÉTODO DE INCENTIVO À DOCÊNCIA: VISÃO DOS GRADUANDOS DO PROGRAMA DE MONITORIA DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA"
    "resumo" => "A monitoria é um suporte destinado ao aluno, destaca-se como um passo importante na vida de um estudante universitário, ela pode levá-lo a trilhar caminhos diferentes dos que havia planejado ao adentrar no mundo acadêmico. Numa monitoria há um conforto entre o monitorado e o monitor, uma vez que, como alunos todos são iguais, torna-se mais fácil a busca pelo monitor do que a busca pelo Professor, sendo assim, ser monitor é ser uma ponte entre o professor e a assimilação dos conteúdos abordados. Baseado nos fundamentos relacionados à atividade acadêmica de monitoria surgiu o interesse de conhecer a opinião de vários monitores do curso de licenciatura em Química, a respeito dessa atividade acadêmica e da sua relação com a docência, investigando até onde essa atividade contribuiu de forma positiva para a formação do aluno-monitor e, se o capacitou e motivou para o exercício docente. O público alvo da pesquisa foram 15 monitores do curso de Licenciatura Plena em Química. A metodologia constitui-se da aplicação de um questionário estruturado composto por perguntas subjetivas. Os resultados foram sistematizados de acordo com as respostas dos participantes da pesquisa.  O objetivo dessa pesquisa foi investigar a importância da monitoria acadêmica para os alunos graduandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. A pesquisa foi uma abordagem na qual investigou as expectativas e desafios enfrentados pelos monitores, ao longo do seu processo de ensino e aprendizagem durante as atividades exercidas na sua monitoria. Sendo assim, a pesquisa mostrou que a monitoria surge na vida dos monitores como uma ferramenta de grande potencial na construção do ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MONITORIA ACADÊMICA, ENSINO DE QUÍMICA, INCENTIVO À DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2616_11092017204645.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA ABRANTES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA ABRANT"
    "autor_email" => "fernanda_abrantes_4@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35478
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2316
    "inscrito_id" => 2616
    "titulo" => "A MONITORIA ACADÊMICA COMO MÉTODO DE INCENTIVO À DOCÊNCIA: VISÃO DOS GRADUANDOS DO PROGRAMA DE MONITORIA DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA"
    "resumo" => "A monitoria é um suporte destinado ao aluno, destaca-se como um passo importante na vida de um estudante universitário, ela pode levá-lo a trilhar caminhos diferentes dos que havia planejado ao adentrar no mundo acadêmico. Numa monitoria há um conforto entre o monitorado e o monitor, uma vez que, como alunos todos são iguais, torna-se mais fácil a busca pelo monitor do que a busca pelo Professor, sendo assim, ser monitor é ser uma ponte entre o professor e a assimilação dos conteúdos abordados. Baseado nos fundamentos relacionados à atividade acadêmica de monitoria surgiu o interesse de conhecer a opinião de vários monitores do curso de licenciatura em Química, a respeito dessa atividade acadêmica e da sua relação com a docência, investigando até onde essa atividade contribuiu de forma positiva para a formação do aluno-monitor e, se o capacitou e motivou para o exercício docente. O público alvo da pesquisa foram 15 monitores do curso de Licenciatura Plena em Química. A metodologia constitui-se da aplicação de um questionário estruturado composto por perguntas subjetivas. Os resultados foram sistematizados de acordo com as respostas dos participantes da pesquisa.  O objetivo dessa pesquisa foi investigar a importância da monitoria acadêmica para os alunos graduandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. A pesquisa foi uma abordagem na qual investigou as expectativas e desafios enfrentados pelos monitores, ao longo do seu processo de ensino e aprendizagem durante as atividades exercidas na sua monitoria. Sendo assim, a pesquisa mostrou que a monitoria surge na vida dos monitores como uma ferramenta de grande potencial na construção do ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MONITORIA ACADÊMICA, ENSINO DE QUÍMICA, INCENTIVO À DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2616_11092017204645.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA ABRANTES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA ABRANT"
    "autor_email" => "fernanda_abrantes_4@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A monitoria é um suporte destinado ao aluno, destaca-se como um passo importante na vida de um estudante universitário, ela pode levá-lo a trilhar caminhos diferentes dos que havia planejado ao adentrar no mundo acadêmico. Numa monitoria há um conforto entre o monitorado e o monitor, uma vez que, como alunos todos são iguais, torna-se mais fácil a busca pelo monitor do que a busca pelo Professor, sendo assim, ser monitor é ser uma ponte entre o professor e a assimilação dos conteúdos abordados. Baseado nos fundamentos relacionados à atividade acadêmica de monitoria surgiu o interesse de conhecer a opinião de vários monitores do curso de licenciatura em Química, a respeito dessa atividade acadêmica e da sua relação com a docência, investigando até onde essa atividade contribuiu de forma positiva para a formação do aluno-monitor e, se o capacitou e motivou para o exercício docente. O público alvo da pesquisa foram 15 monitores do curso de Licenciatura Plena em Química. A metodologia constitui-se da aplicação de um questionário estruturado composto por perguntas subjetivas. Os resultados foram sistematizados de acordo com as respostas dos participantes da pesquisa. O objetivo dessa pesquisa foi investigar a importância da monitoria acadêmica para os alunos graduandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. A pesquisa foi uma abordagem na qual investigou as expectativas e desafios enfrentados pelos monitores, ao longo do seu processo de ensino e aprendizagem durante as atividades exercidas na sua monitoria. Sendo assim, a pesquisa mostrou que a monitoria surge na vida dos monitores como uma ferramenta de grande potencial na construção do ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.