A MONITORIA ACADÊMICA COMO MÉTODO DE INCENTIVO À DOCÊNCIA: VISÃO DOS GRADUANDOS DO PROGRAMA DE MONITORIA DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35478 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2316 "inscrito_id" => 2616 "titulo" => "A MONITORIA ACADÊMICA COMO MÉTODO DE INCENTIVO À DOCÊNCIA: VISÃO DOS GRADUANDOS DO PROGRAMA DE MONITORIA DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA" "resumo" => "A monitoria é um suporte destinado ao aluno, destaca-se como um passo importante na vida de um estudante universitário, ela pode levá-lo a trilhar caminhos diferentes dos que havia planejado ao adentrar no mundo acadêmico. Numa monitoria há um conforto entre o monitorado e o monitor, uma vez que, como alunos todos são iguais, torna-se mais fácil a busca pelo monitor do que a busca pelo Professor, sendo assim, ser monitor é ser uma ponte entre o professor e a assimilação dos conteúdos abordados. Baseado nos fundamentos relacionados à atividade acadêmica de monitoria surgiu o interesse de conhecer a opinião de vários monitores do curso de licenciatura em Química, a respeito dessa atividade acadêmica e da sua relação com a docência, investigando até onde essa atividade contribuiu de forma positiva para a formação do aluno-monitor e, se o capacitou e motivou para o exercício docente. O público alvo da pesquisa foram 15 monitores do curso de Licenciatura Plena em Química. A metodologia constitui-se da aplicação de um questionário estruturado composto por perguntas subjetivas. Os resultados foram sistematizados de acordo com as respostas dos participantes da pesquisa. O objetivo dessa pesquisa foi investigar a importância da monitoria acadêmica para os alunos graduandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. A pesquisa foi uma abordagem na qual investigou as expectativas e desafios enfrentados pelos monitores, ao longo do seu processo de ensino e aprendizagem durante as atividades exercidas na sua monitoria. Sendo assim, a pesquisa mostrou que a monitoria surge na vida dos monitores como uma ferramenta de grande potencial na construção do ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "MONITORIA ACADÊMICA, ENSINO DE QUÍMICA, INCENTIVO À DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2616_11092017204645.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA ABRANTES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA ABRANT" "autor_email" => "fernanda_abrantes_4@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35478 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2316 "inscrito_id" => 2616 "titulo" => "A MONITORIA ACADÊMICA COMO MÉTODO DE INCENTIVO À DOCÊNCIA: VISÃO DOS GRADUANDOS DO PROGRAMA DE MONITORIA DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA" "resumo" => "A monitoria é um suporte destinado ao aluno, destaca-se como um passo importante na vida de um estudante universitário, ela pode levá-lo a trilhar caminhos diferentes dos que havia planejado ao adentrar no mundo acadêmico. Numa monitoria há um conforto entre o monitorado e o monitor, uma vez que, como alunos todos são iguais, torna-se mais fácil a busca pelo monitor do que a busca pelo Professor, sendo assim, ser monitor é ser uma ponte entre o professor e a assimilação dos conteúdos abordados. Baseado nos fundamentos relacionados à atividade acadêmica de monitoria surgiu o interesse de conhecer a opinião de vários monitores do curso de licenciatura em Química, a respeito dessa atividade acadêmica e da sua relação com a docência, investigando até onde essa atividade contribuiu de forma positiva para a formação do aluno-monitor e, se o capacitou e motivou para o exercício docente. O público alvo da pesquisa foram 15 monitores do curso de Licenciatura Plena em Química. A metodologia constitui-se da aplicação de um questionário estruturado composto por perguntas subjetivas. Os resultados foram sistematizados de acordo com as respostas dos participantes da pesquisa. O objetivo dessa pesquisa foi investigar a importância da monitoria acadêmica para os alunos graduandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. A pesquisa foi uma abordagem na qual investigou as expectativas e desafios enfrentados pelos monitores, ao longo do seu processo de ensino e aprendizagem durante as atividades exercidas na sua monitoria. Sendo assim, a pesquisa mostrou que a monitoria surge na vida dos monitores como uma ferramenta de grande potencial na construção do ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "MONITORIA ACADÊMICA, ENSINO DE QUÍMICA, INCENTIVO À DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2616_11092017204645.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA ABRANTES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA ABRANT" "autor_email" => "fernanda_abrantes_4@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }