A monitoria é um suporte destinado ao aluno, destaca-se como um passo importante na vida de um estudante universitário, ela pode levá-lo a trilhar caminhos diferentes dos que havia planejado ao adentrar no mundo acadêmico. Numa monitoria há um conforto entre o monitorado e o monitor, uma vez que, como alunos todos são iguais, torna-se mais fácil a busca pelo monitor do que a busca pelo Professor, sendo assim, ser monitor é ser uma ponte entre o professor e a assimilação dos conteúdos abordados. Baseado nos fundamentos relacionados à atividade acadêmica de monitoria surgiu o interesse de conhecer a opinião de vários monitores do curso de licenciatura em Química, a respeito dessa atividade acadêmica e da sua relação com a docência, investigando até onde essa atividade contribuiu de forma positiva para a formação do aluno-monitor e, se o capacitou e motivou para o exercício docente. O público alvo da pesquisa foram 15 monitores do curso de Licenciatura Plena em Química. A metodologia constitui-se da aplicação de um questionário estruturado composto por perguntas subjetivas. Os resultados foram sistematizados de acordo com as respostas dos participantes da pesquisa. O objetivo dessa pesquisa foi investigar a importância da monitoria acadêmica para os alunos graduandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. A pesquisa foi uma abordagem na qual investigou as expectativas e desafios enfrentados pelos monitores, ao longo do seu processo de ensino e aprendizagem durante as atividades exercidas na sua monitoria. Sendo assim, a pesquisa mostrou que a monitoria surge na vida dos monitores como uma ferramenta de grande potencial na construção do ensino e aprendizagem.