Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

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AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS PARA AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO DIGITAL

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO DIGITAL Comunicação Oral(CO) GT 01 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ESCOLAR

Resumo

Na contemporaneidade, o avanço e o uso constante das Tecnologias de Informação e Comunicação têm propiciado aos indivíduos inserir-se, espontaneamente, na língua que estão usando para se comunicar e favorecido o desenvolvimento de formas cada vez mais interativas de aprendizagem. Seguindo essa ótica, o presente trabalho propõe uma discussão sobre as contribuições das novas tecnologias para práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas no contexto escolar. O referencial teórico do trabalho concilia as teorias de Almeida, Kato, Rojo, Soares, Tfouni e outros sobre leitura, escrita, alfabetização e letramento digital. E, tendo em vista que tanto a alfabetização quanto o letramento são processos contínuos, argumenta-se, por meio de uma metodologia de investigação qualitativo-explicativa, desenvolvida com base em atividades de pesquisa e extensão realizadas no município de Amargosa-BA, que as Tecnologias de Informação e Comunicação podem favorecer o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa, tornando-o muito mais dinâmico e interativo.

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