Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 279
ANÁLISE E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO, COM ÊNFASE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, LEITURA E ESCRITA, ALFABETIZAÇÃO Comunicação Oral(CO) GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Este trabalho foi resultado de uma proposta de análise de um Livro de Didático de Língua Portuguesa do componente curricular de Conteúdo e Metodologia do Ensino Fundamental da Língua Portuguesa, ministrada pela docente Ariceneide Oliveira da Silva, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB – Campus de Jequié. Com o objetivo de verificar se o Livro Didático Alfabetização: Saberes e Linguagens, da autora Maria Iolanda Fontana contempla as propostas estabelecidas pelos PCNs, na perspectiva da aprendizagem da leitura e escrita. Além dos PCNs, a análise é fundamentada pelos teóricos: FERRARI, SOARES, SOUSA, LURIA, MARCUSCHI, PERÉZ. Sendo uma pesquisa de caráter documental com levantamento bibliográfico e descritivo. Sabendo da responsabilidade dos educadores na escolha desses livros, salientamos que os mesmos devem estar atentos para análise do conteúdo conforme a linguagem e realidades de seus educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.