Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 192
ANÁLISE E PRÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO, COM ÊNFASE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, LEITURA E ESCRITA, ALFABETIZAÇÃO Comunicação Oral(CO) GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA

Resumo

Este trabalho foi resultado de uma proposta de análise de um Livro de Didático de Língua Portuguesa do componente curricular de Conteúdo e Metodologia do Ensino Fundamental da Língua Portuguesa, ministrada pela docente Ariceneide Oliveira da Silva, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB – Campus de Jequié. Com o objetivo de verificar se o Livro Didático Alfabetização: Saberes e Linguagens, da autora Maria Iolanda Fontana contempla as propostas estabelecidas pelos PCNs, na perspectiva da aprendizagem da leitura e escrita. Além dos PCNs, a análise é fundamentada pelos teóricos: FERRARI, SOARES, SOUSA, LURIA, MARCUSCHI, PERÉZ. Sendo uma pesquisa de caráter documental com levantamento bibliográfico e descritivo. Sabendo da responsabilidade dos educadores na escolha desses livros, salientamos que os mesmos devem estar atentos para análise do conteúdo conforme a linguagem e realidades de seus educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.