Ao coordenar um turma de PósGraduação Municipio de São José da Tapera/AL, verificamos singularidade no envolvimento da comunidade nas questões relacionadas aos projetos educacionais formais e informais. Para reflexão teórica nos debruçamos nos inscritos de Abramovich, (1997); Morin, (2010) ; .Moraes, (2010) , nesta linha de pensamentos entendemos que os espaços educacionais estão além dos limites fixos da escola, fato que torna a efervescência deste momento, ainda mais instigante e desafiador. Para entender a concepção e desenvolvimento dos projeto de leituras analisamos a proposta de Paulino, coma sua obra Báu de Leitura: o tesouro do conhecimento, (2009). Na atualidade, o desafio de pensar uma nova educação para o presente tende a reconfigurar antigas relações, ressignificando-as. Ensino-aprendizagem, professor-aluno, dentre tantas outras relações sufocadas por formas de pensamento dicotomizadoras e redutoras, tendem a ser reconcebidas por meio de uma nova forma de pensamento: o Pensamento Sistêmico.