Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TORRE DE HANÓI: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: TIC, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, JOGOS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 34974
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 326
    "inscrito_id" => 129
    "titulo" => "A TORRE DE HANÓI: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo descrever a experiência realizada no Laboratório Virtual de Matemática da UFCG campus Cuité, na turma de Licenciatura em Matemática, onde utilizando o jogo, a Torre de Hanói, foi trabalhada uma sequência didática para ser introduzido o conceito de função exponencial. Para atingir tal objetivo, iniciamos a aula falando um pouco da história da torre de Hanói, como surgiu, a lenda por trás da torre, logo após explicamos as regras do jogo e a partir daí demos inicio a nossa sequência didática. Ao final desse relato foi possível perceber que a utilização das TIC não deve ser vista apenas como um momento recreativo que possa tornar uma aula mais divertida ou diferente, as TIC devem ser bem mais do que isso. Seu uso deve estar voltado para o ensino-aprendizagem, baseado numa proposta de construção de conhecimentos e resolução de problemas, extraindo de suas atividades, momentos em que o aluno possa refletir e perceber uma ideia relativa ao conhecimento matemático. Outro aspecto muito importante observado foi a interação dos envolvidos na atividade, todos os alunos se mostram muito entusiasmado em esta participando e querendo resolver os desafios que eram propostos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TIC, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID129_31072017194345.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:19"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO LIRA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO LIRA DE BRI"
    "autor_email" => "leonardoliradebrito@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 34974
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 326
    "inscrito_id" => 129
    "titulo" => "A TORRE DE HANÓI: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo descrever a experiência realizada no Laboratório Virtual de Matemática da UFCG campus Cuité, na turma de Licenciatura em Matemática, onde utilizando o jogo, a Torre de Hanói, foi trabalhada uma sequência didática para ser introduzido o conceito de função exponencial. Para atingir tal objetivo, iniciamos a aula falando um pouco da história da torre de Hanói, como surgiu, a lenda por trás da torre, logo após explicamos as regras do jogo e a partir daí demos inicio a nossa sequência didática. Ao final desse relato foi possível perceber que a utilização das TIC não deve ser vista apenas como um momento recreativo que possa tornar uma aula mais divertida ou diferente, as TIC devem ser bem mais do que isso. Seu uso deve estar voltado para o ensino-aprendizagem, baseado numa proposta de construção de conhecimentos e resolução de problemas, extraindo de suas atividades, momentos em que o aluno possa refletir e perceber uma ideia relativa ao conhecimento matemático. Outro aspecto muito importante observado foi a interação dos envolvidos na atividade, todos os alunos se mostram muito entusiasmado em esta participando e querendo resolver os desafios que eram propostos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TIC, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID129_31072017194345.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:19"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO LIRA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO LIRA DE BRI"
    "autor_email" => "leonardoliradebrito@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever a experiência realizada no Laboratório Virtual de Matemática da UFCG campus Cuité, na turma de Licenciatura em Matemática, onde utilizando o jogo, a Torre de Hanói, foi trabalhada uma sequência didática para ser introduzido o conceito de função exponencial. Para atingir tal objetivo, iniciamos a aula falando um pouco da história da torre de Hanói, como surgiu, a lenda por trás da torre, logo após explicamos as regras do jogo e a partir daí demos inicio a nossa sequência didática. Ao final desse relato foi possível perceber que a utilização das TIC não deve ser vista apenas como um momento recreativo que possa tornar uma aula mais divertida ou diferente, as TIC devem ser bem mais do que isso. Seu uso deve estar voltado para o ensino-aprendizagem, baseado numa proposta de construção de conhecimentos e resolução de problemas, extraindo de suas atividades, momentos em que o aluno possa refletir e perceber uma ideia relativa ao conhecimento matemático. Outro aspecto muito importante observado foi a interação dos envolvidos na atividade, todos os alunos se mostram muito entusiasmado em esta participando e querendo resolver os desafios que eram propostos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.