No ensino de botânica geralmente há dificuldades no que diz respeito à aprendizagem dos alunos devido, dentre outros fatores, a deficiência de atividades práticas do conteúdo. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo propor um novo enfoque de monitoria enquanto ferramenta metodológica no ensino superior na área de Botânica direcionado para o curso de Agronomia. Para alcançar os objetivos propostos foram coletados dados piloto sobre participação e avaliação da monitoria da disciplina Botânica Geral, sob orientação da docente Larissa Nascimento Sátiro, em uma turma de 3º período do curso Agronomia da UFAL (Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca). Para a coleta de dados foram aplicados dois questionários semi-estruturados aos estudantes que aceitaram participar da pesquisa. O primeiro foi aplicado no início do período, antes do desenvolvimento de atividades referentes à monitoria, e apresentava 08 questões acerca das percepções prévias dos alunos com relação às suas expectativas quanto ao desenvolvimento das atividades de monitoria, assim como sua disponibilidade de horários para participar das mesmas, suas experiências em monitorias anteriores, sugestões e descrição do seu nível de conhecimento em Botânica. O segundo questionário foi aplicado no fim da vigência da monitoria como forma de avaliação do processo bem como de um retorno das percepções e sugestões dos alunos a respeito das intervenções realizadas. O desenvolvimento das atividades, referentes a 12 horas semanais, como está proposto no Art. 12 da RESOLUÇÃO Nº 55/2008-CONSUNI/UFAL, se deu em quatro diferentes categorias, a saber (1) monitoria on-line; (2) revisões teóricas; (3) revisões de práticas de laboratório e (4) atividades de coleta, prensagem e herborização de material botânico. O primeiro questionário foi respondido por 23 dos 36 alunos que efetivamente participaram da disciplina, sendo esses representados por 4 mulheres e 19 homens. A maioria dos alunos entendia a monitoria como ferramenta revisional enquanto que uma parcela esperava um aprofundamento dos conteúdos. Em sua maioria os discentes afirmavam que a monitoria é uma ferramenta importante para o aprendizado assim como a existência da monitoria on line. Dentre as sugestões dos alunos houveram citações sobre horários, locais e revisão. O segundo questionário foi aplicado no dia em que os alunos entregaram o herbário móvel contabilizando 29 alunos com faixa etária de 18 à 29 anos. Todos os alunos afirmaram estarem satisfeitos com a monitoria até mesmo ressaltando que superou suas expectativas. A satisfação dos alunos foi ressaltada por 17 alunos que não sugeriram modificações, seguidas das seguintes opiniões: 8 alunos sugeriram o acréscimo de mais momentos práticos (laboratório, campo, herborização) e momentos virtuais; 2 alunos sugeriram mais espaço e materiais; 2 criticaram a elaboração do herbário móvel porque, implicitamente, o consideraram uma atividade muito trabalhosa. A satisfação dos alunos para com a monitoria enquanto ferramenta metodológica mostra a relevância que essa modalidade de ensino teve na disciplina, revelando que uma nova perspectiva de monitoria e de monitor é importante para o processo de ensino/aprendizagem.