Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO POR RESULTADO

Palavra-chaves: TRABALHO DOCENTE, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO INTEGRADA, AVALIAÇÃO POR RESULTADO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38087
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 916
    "inscrito_id" => 6293
    "titulo" => "OS DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO POR RESULTADO"
    "resumo" => "Esta pesquisa analisou os desafios do trabalho docente na educação profissional da rede estadual de Pernambuco, no contexto de uma política baseada na avaliação por resultados. A pesquisa foi realizada em duas escolas técnicas estaduais com jornada de tempo integral, com a realização de entrevista semiestruturada com 8 professores e 1 gestor. O objetivo geral foi Analisar a influência da politica de avaliação por resultados no trabalho docente nas Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco. De acordo com as análises de dados, concluímos que as condições de trabalho não são adequadas para os professores, considerando que as pressões por resultados nas avaliações externas deixam os professores sobrecarregados de funções as quais não dizem respeito à sua formação, funções como alavancar índices da escola, sem recursos e investimentos adequados. Os professores avaliam que a única preocupação das escolas é com resultados positivos, deixando de lado aspectos que uma formação integral pressupõe. Os professores se queixam também que as avalições não levam em consideração a aprendizagem significativa dos alunos e que esses números não representam de fato a realidade vivida por quem está inserido no cotidiano escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "TRABALHO DOCENTE, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO INTEGRADA, AVALIAÇÃO POR RESULTADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID6293_07092017135753.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELVIS SARAIVA DE LIMA "
    "autor_nome_curto" => "ELVIS SARAIVA"
    "autor_email" => "saraiva_elvisufpe@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38087
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 916
    "inscrito_id" => 6293
    "titulo" => "OS DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO POR RESULTADO"
    "resumo" => "Esta pesquisa analisou os desafios do trabalho docente na educação profissional da rede estadual de Pernambuco, no contexto de uma política baseada na avaliação por resultados. A pesquisa foi realizada em duas escolas técnicas estaduais com jornada de tempo integral, com a realização de entrevista semiestruturada com 8 professores e 1 gestor. O objetivo geral foi Analisar a influência da politica de avaliação por resultados no trabalho docente nas Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco. De acordo com as análises de dados, concluímos que as condições de trabalho não são adequadas para os professores, considerando que as pressões por resultados nas avaliações externas deixam os professores sobrecarregados de funções as quais não dizem respeito à sua formação, funções como alavancar índices da escola, sem recursos e investimentos adequados. Os professores avaliam que a única preocupação das escolas é com resultados positivos, deixando de lado aspectos que uma formação integral pressupõe. Os professores se queixam também que as avalições não levam em consideração a aprendizagem significativa dos alunos e que esses números não representam de fato a realidade vivida por quem está inserido no cotidiano escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "TRABALHO DOCENTE, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO INTEGRADA, AVALIAÇÃO POR RESULTADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID6293_07092017135753.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELVIS SARAIVA DE LIMA "
    "autor_nome_curto" => "ELVIS SARAIVA"
    "autor_email" => "saraiva_elvisufpe@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esta pesquisa analisou os desafios do trabalho docente na educação profissional da rede estadual de Pernambuco, no contexto de uma política baseada na avaliação por resultados. A pesquisa foi realizada em duas escolas técnicas estaduais com jornada de tempo integral, com a realização de entrevista semiestruturada com 8 professores e 1 gestor. O objetivo geral foi Analisar a influência da politica de avaliação por resultados no trabalho docente nas Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco. De acordo com as análises de dados, concluímos que as condições de trabalho não são adequadas para os professores, considerando que as pressões por resultados nas avaliações externas deixam os professores sobrecarregados de funções as quais não dizem respeito à sua formação, funções como alavancar índices da escola, sem recursos e investimentos adequados. Os professores avaliam que a única preocupação das escolas é com resultados positivos, deixando de lado aspectos que uma formação integral pressupõe. Os professores se queixam também que as avalições não levam em consideração a aprendizagem significativa dos alunos e que esses números não representam de fato a realidade vivida por quem está inserido no cotidiano escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.