“QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA” E TEORIA QUEER
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38936 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4207 "inscrito_id" => 795 "titulo" => "“QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA” E TEORIA QUEER" "resumo" => """ O modelo educacional vigente no Brasil, especificamente no que tange ao ensino de\r\n literatura no ensino básico, tende a abarcar em seus currículos um plano pedagógico elitizado que\r\n abrangem em sua maioria os cânones literários, clássicos e/ou literatura reproduzida pela classe\r\n dominante, não incluindo as ditas literaturas marginais. No entanto, é importante ressaltar que a\r\n aproximação da realidade dos estudantes com o que é transmitido no contexto escolar contribui para\r\n aprendizagem, e, consequentemente, para a reflexão sobre problemas do cotidiano. Diante desse\r\n quadro, o presente trabalho tem como objetivo discutir as questões de gênero que se apresentam na\r\n obra “Quarto de despejo: diário de uma favelada” a partir do aporte teórico da Teoria Queer. Pretendese\r\n discutir a importância da inserção da Literatura Menor no âmbito escolar uma vez que esta é dotada\r\n essencialmente de caráter político e de agenciamentos coletivos de enunciação, assim como discutir a\r\n construção do gênero feminino na favela retratada por Carolina e as questões que esta levanta sobre as\r\n implicações de uma política representativa. A obra em questão se apresenta como uma literatura que\r\n nos auxilia a recuperar a dimensão política e histórica da literatura e vislumbrá-la como uma das\r\n práticas discursivas da sociedade, em seu corpo é possível destacar as características de deslocamento\r\n provocado por uma descaracterização cultural, isto é, um processo de marginalização de determinado\r\n grupo; ramificação do individual para político; e o agenciamento coletivo sobre aquilo que é narrado.\r\n Um dos enunciados que os enquadramentos narrativos apontam diz respeitos às relações de gênero\r\n presente nos entrelaçamento dos personagens. Nesse contexto, a narrativa de Carolina de Jesus nos\r\n possibilita um estudo acerca as estruturas de poder que constituem a identidade da mulher negra, da\r\n favela, que em muito se diferencia da mulher branca, classe média da cidade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "TEORIA QUEER, LITERATURA, GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID795_16102017191218.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE LIMA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LILIANE" "autor_email" => "lilianelima97@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38936 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4207 "inscrito_id" => 795 "titulo" => "“QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA” E TEORIA QUEER" "resumo" => """ O modelo educacional vigente no Brasil, especificamente no que tange ao ensino de\r\n literatura no ensino básico, tende a abarcar em seus currículos um plano pedagógico elitizado que\r\n abrangem em sua maioria os cânones literários, clássicos e/ou literatura reproduzida pela classe\r\n dominante, não incluindo as ditas literaturas marginais. No entanto, é importante ressaltar que a\r\n aproximação da realidade dos estudantes com o que é transmitido no contexto escolar contribui para\r\n aprendizagem, e, consequentemente, para a reflexão sobre problemas do cotidiano. Diante desse\r\n quadro, o presente trabalho tem como objetivo discutir as questões de gênero que se apresentam na\r\n obra “Quarto de despejo: diário de uma favelada” a partir do aporte teórico da Teoria Queer. Pretendese\r\n discutir a importância da inserção da Literatura Menor no âmbito escolar uma vez que esta é dotada\r\n essencialmente de caráter político e de agenciamentos coletivos de enunciação, assim como discutir a\r\n construção do gênero feminino na favela retratada por Carolina e as questões que esta levanta sobre as\r\n implicações de uma política representativa. A obra em questão se apresenta como uma literatura que\r\n nos auxilia a recuperar a dimensão política e histórica da literatura e vislumbrá-la como uma das\r\n práticas discursivas da sociedade, em seu corpo é possível destacar as características de deslocamento\r\n provocado por uma descaracterização cultural, isto é, um processo de marginalização de determinado\r\n grupo; ramificação do individual para político; e o agenciamento coletivo sobre aquilo que é narrado.\r\n Um dos enunciados que os enquadramentos narrativos apontam diz respeitos às relações de gênero\r\n presente nos entrelaçamento dos personagens. Nesse contexto, a narrativa de Carolina de Jesus nos\r\n possibilita um estudo acerca as estruturas de poder que constituem a identidade da mulher negra, da\r\n favela, que em muito se diferencia da mulher branca, classe média da cidade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "TEORIA QUEER, LITERATURA, GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID795_16102017191218.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE LIMA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LILIANE" "autor_email" => "lilianelima97@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }