“O ENSINO DE QUÍMICA NA NATUREZA POR DESENHOS”: PROPOSTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA LICENCIATURA INTERCULTURAL, INSTITUTO INSIKIRAN/UFRR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38926 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4837 "inscrito_id" => 9153 "titulo" => "“O ENSINO DE QUÍMICA NA NATUREZA POR DESENHOS”: PROPOSTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA LICENCIATURA INTERCULTURAL, INSTITUTO INSIKIRAN/UFRR" "resumo" => "Este relato é fruto de uma atividade desenvolvida no tema contextual Meio Ambiente e Qualidade de Vida, nas turmas de Licenciatura Intercultural, no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, na Universidade Federal de Roraima (UFRR) nos anos de 2016 e 2017 e teve como proposta reconhecer a química nos espaços das regiões e suas próprias comunidades indígenas. A sequência didática proposta foi iniciada com a abordagem sobre os ciclos biogeoquímicos, seguido dos problemas ambientais como poluição do solo, água e ar, e por último uma introdução à química básica, tendo como destaque os elementos que compõem os ciclos biogeoquímicos e ressaltando a poluição ambiental como problemática para o desequilíbrio no meio ambiente. Como atividade, os alunos representaram os espaços em que vivem, suas comunidades, regiões, serras, casas, entre outros. Após concluírem os desenhos, os alunos foram estimulados a encontrar a química no meio onde vivem, nas riquezas do solo, no ar, nos rios e igarapés, nas serras, e também na poluição representada por alguns. Merecem destaque as reflexões dos alunos sobre as dificuldades que as comunidades indígenas enfrentam devido à falta de coleta de lixo, ao aumento do consumo de produtos industrializados, baixa produção de alimentos nas comunidades, e como tem influenciado a qualidade da água nas comunidades, sendo necessário cuidados para proteger os rios, igarapés e lagos em toda sua extensão. Sobre a química no meio ambiente, os alunos identificaram a química nos resíduos sólidos, nos resíduos orgânicos e como podem ser reutilizados na compostagem em seus quintais, também a química nos alimentos, o etanol na bebida tradicional como o caxiri, a química no corpo humano, a química do amor (noradrenalina), e nas riquezas minerais existentes nas terras indígenas que precisam estar protegidas da exploração desordenada, que poderia prejudicar não só o meio, mas todas as comunidades próximas. Foi desafiador ensinar química de forma contextualizada com o meio, e com as transformações do meio, mas fora recompensado pelos resultados, pois como se vê neste trabalho, são experiências que serão levadas para as escolas nas comunidades indígenas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE QUÍMICA, DESENHOS, EDUCAÇÃO INDÍGENA, EDUCAÇÃO INDÍGENA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID9153_17102017113336.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HOSANA CAROLINA DOS SANTOS BARRETO" "autor_nome_curto" => "HOSANA BARRETO" "autor_email" => "hosana.barreto@ufrr.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38926 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4837 "inscrito_id" => 9153 "titulo" => "“O ENSINO DE QUÍMICA NA NATUREZA POR DESENHOS”: PROPOSTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA LICENCIATURA INTERCULTURAL, INSTITUTO INSIKIRAN/UFRR" "resumo" => "Este relato é fruto de uma atividade desenvolvida no tema contextual Meio Ambiente e Qualidade de Vida, nas turmas de Licenciatura Intercultural, no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, na Universidade Federal de Roraima (UFRR) nos anos de 2016 e 2017 e teve como proposta reconhecer a química nos espaços das regiões e suas próprias comunidades indígenas. A sequência didática proposta foi iniciada com a abordagem sobre os ciclos biogeoquímicos, seguido dos problemas ambientais como poluição do solo, água e ar, e por último uma introdução à química básica, tendo como destaque os elementos que compõem os ciclos biogeoquímicos e ressaltando a poluição ambiental como problemática para o desequilíbrio no meio ambiente. Como atividade, os alunos representaram os espaços em que vivem, suas comunidades, regiões, serras, casas, entre outros. Após concluírem os desenhos, os alunos foram estimulados a encontrar a química no meio onde vivem, nas riquezas do solo, no ar, nos rios e igarapés, nas serras, e também na poluição representada por alguns. Merecem destaque as reflexões dos alunos sobre as dificuldades que as comunidades indígenas enfrentam devido à falta de coleta de lixo, ao aumento do consumo de produtos industrializados, baixa produção de alimentos nas comunidades, e como tem influenciado a qualidade da água nas comunidades, sendo necessário cuidados para proteger os rios, igarapés e lagos em toda sua extensão. Sobre a química no meio ambiente, os alunos identificaram a química nos resíduos sólidos, nos resíduos orgânicos e como podem ser reutilizados na compostagem em seus quintais, também a química nos alimentos, o etanol na bebida tradicional como o caxiri, a química no corpo humano, a química do amor (noradrenalina), e nas riquezas minerais existentes nas terras indígenas que precisam estar protegidas da exploração desordenada, que poderia prejudicar não só o meio, mas todas as comunidades próximas. Foi desafiador ensinar química de forma contextualizada com o meio, e com as transformações do meio, mas fora recompensado pelos resultados, pois como se vê neste trabalho, são experiências que serão levadas para as escolas nas comunidades indígenas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE QUÍMICA, DESENHOS, EDUCAÇÃO INDÍGENA, EDUCAÇÃO INDÍGENA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID9153_17102017113336.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HOSANA CAROLINA DOS SANTOS BARRETO" "autor_nome_curto" => "HOSANA BARRETO" "autor_email" => "hosana.barreto@ufrr.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }