UMA SOBREVIVÊNCIA PROVENIENTE DO LIXO: CORPOS COMBALIDOS E TÍBIOS.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38824 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1793 "inscrito_id" => 7154 "titulo" => "UMA SOBREVIVÊNCIA PROVENIENTE DO LIXO: CORPOS COMBALIDOS E TÍBIOS." "resumo" => "Diante de uma sociedade opulenta insustentável com práticas de consumo dilacerantes que acarreta um descarte iminente de resíduos sólidos, este estudo se propôs compreender as relações de trabalho e uma educação ambiental implícita existentes na catação dos resíduos sólidos no lixão da cidade interiorana de Passira-PE, pertencente ao agreste pernambucano. As discussões problematizadoras do presente estudo foram norteados pelos embasamentos teóricos de Seiffert (2011) e Enrique Leff (2010) que guiaram todo levantamento documental, bibliográfico e empírico – por entrevistas. O método qualitativo abordado durante o estudo ajudou a compreender e comprovar a realidade social plastificada de um grupo de indivíduos subalternizados que buscam subsistir com uma renda incapaz de suprir as necessidades básicas do grupo familiar a que pertence. Pode-se notar a extrema organização dos catadores de materiais recicláveis na separação de diferentes materiais, como plástico, ferro, papelão e alumínio, para posterior venda. A partir disto foi possível notar uma educação ambiental implícita, uma vez que entende esse processo organizativo no lixão como uma prática de separação de resíduos sólidos em construção a uma educação ambiental, um tanto quanto inconsciente, porque acredita-se que a separação visa a obtenção de uma renda que os resíduos sólidos os propiciam. Mas mesmo assim, nota-se uma propagação de uma educação ambiental informal no lixão. Esse estudo faz parte de uma extensão de uma pesquisa em andamento que busca discutir o desenvolvimento sustentável em diferentes esferas teorizada por Seiffert (2011). Entende-se que a o desenvolvimento de uma sociedade sustentável parte de diferentes campos do conhecimento e abarca as estruturas econômicas, sociais e ambientais, uma vez que a educação ambiental permeia o indivíduo, juga-se importante discutir, neste estudo, os impactos múltiplos na realidade vivida de uma comunidade de catadores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, LIXÃO, PASSIRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID7154_11092017120158.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEISIANE JOVELINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GEISIANE SILVA" "autor_email" => "geysyane15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38824 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1793 "inscrito_id" => 7154 "titulo" => "UMA SOBREVIVÊNCIA PROVENIENTE DO LIXO: CORPOS COMBALIDOS E TÍBIOS." "resumo" => "Diante de uma sociedade opulenta insustentável com práticas de consumo dilacerantes que acarreta um descarte iminente de resíduos sólidos, este estudo se propôs compreender as relações de trabalho e uma educação ambiental implícita existentes na catação dos resíduos sólidos no lixão da cidade interiorana de Passira-PE, pertencente ao agreste pernambucano. As discussões problematizadoras do presente estudo foram norteados pelos embasamentos teóricos de Seiffert (2011) e Enrique Leff (2010) que guiaram todo levantamento documental, bibliográfico e empírico – por entrevistas. O método qualitativo abordado durante o estudo ajudou a compreender e comprovar a realidade social plastificada de um grupo de indivíduos subalternizados que buscam subsistir com uma renda incapaz de suprir as necessidades básicas do grupo familiar a que pertence. Pode-se notar a extrema organização dos catadores de materiais recicláveis na separação de diferentes materiais, como plástico, ferro, papelão e alumínio, para posterior venda. A partir disto foi possível notar uma educação ambiental implícita, uma vez que entende esse processo organizativo no lixão como uma prática de separação de resíduos sólidos em construção a uma educação ambiental, um tanto quanto inconsciente, porque acredita-se que a separação visa a obtenção de uma renda que os resíduos sólidos os propiciam. Mas mesmo assim, nota-se uma propagação de uma educação ambiental informal no lixão. Esse estudo faz parte de uma extensão de uma pesquisa em andamento que busca discutir o desenvolvimento sustentável em diferentes esferas teorizada por Seiffert (2011). Entende-se que a o desenvolvimento de uma sociedade sustentável parte de diferentes campos do conhecimento e abarca as estruturas econômicas, sociais e ambientais, uma vez que a educação ambiental permeia o indivíduo, juga-se importante discutir, neste estudo, os impactos múltiplos na realidade vivida de uma comunidade de catadores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, LIXÃO, PASSIRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID7154_11092017120158.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEISIANE JOVELINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GEISIANE SILVA" "autor_email" => "geysyane15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }