A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35154 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2013 "inscrito_id" => 4457 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA" "resumo" => "O processo de ensino da educação para as relações étnico-raciais é tema de grande relevância em um país multirracial e pluricultural como é o Brasil, um país marcado por grandes desigualdades sociais decorrentes de vários fatores, dentre eles o racismo e o preconceito racial. Tais fatores contribuem sobremaneira para que as pessoas não tenham as mesmas oportunidades em virtude de sua origem ou cor da pele. Nesse sentido, a educação para as relações étnico-raciais é um tema relevante em nosso país, cujo sistema educacional tende a levar crianças e adolescentes afro-brasileiros a se sentirem inferiores ao conviver com o racismo e estereótipos na escola. Em nossa pesquisa, objetivamos analisar a importância da educação para as relações étnico-raciais nas escolas e a questão da interdisciplinaridade na prática docente. Abordamos o surgimento da Lei nº 10.639/2013 – um marco na educação brasileira, e a sua importância no combate ao racismo e a discriminação racial no espaço escolar; além de tratarmos da relevância de uma atitude interdisciplinar nas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, em que realizamos um levantamento bibliográfico sobre o assunto, encontrando arrimo em autores como Candau (2008), Fazenda (2008), Gomes (2002), Lück (2016), Munanga (2005), Thiesen (2008). Realizamos, também, entrevistas semiestruturadas com três professores de Sociologia e uma professora de História de escolas de ensino médio da rede pública e privada em Mossoró/RN. Percebemos que os docentes têm um conhecimento teórico sobre o que seja interdisciplinaridade, já que responderam de forma satisfatória o que entendem sobre o assunto. No que tange às relações étnico-raciais, os professores desenvolvem a temática em suas disciplinas, através do uso do livro didático, materiais complementares, ou buscando fazer uso de uma atitude interdisciplinar em suas aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID4457_11092017162246.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLIDA JOYCE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ÉLIDA JOYCE" "autor_email" => "elidajoyce@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35154 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2013 "inscrito_id" => 4457 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA" "resumo" => "O processo de ensino da educação para as relações étnico-raciais é tema de grande relevância em um país multirracial e pluricultural como é o Brasil, um país marcado por grandes desigualdades sociais decorrentes de vários fatores, dentre eles o racismo e o preconceito racial. Tais fatores contribuem sobremaneira para que as pessoas não tenham as mesmas oportunidades em virtude de sua origem ou cor da pele. Nesse sentido, a educação para as relações étnico-raciais é um tema relevante em nosso país, cujo sistema educacional tende a levar crianças e adolescentes afro-brasileiros a se sentirem inferiores ao conviver com o racismo e estereótipos na escola. Em nossa pesquisa, objetivamos analisar a importância da educação para as relações étnico-raciais nas escolas e a questão da interdisciplinaridade na prática docente. Abordamos o surgimento da Lei nº 10.639/2013 – um marco na educação brasileira, e a sua importância no combate ao racismo e a discriminação racial no espaço escolar; além de tratarmos da relevância de uma atitude interdisciplinar nas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, em que realizamos um levantamento bibliográfico sobre o assunto, encontrando arrimo em autores como Candau (2008), Fazenda (2008), Gomes (2002), Lück (2016), Munanga (2005), Thiesen (2008). Realizamos, também, entrevistas semiestruturadas com três professores de Sociologia e uma professora de História de escolas de ensino médio da rede pública e privada em Mossoró/RN. Percebemos que os docentes têm um conhecimento teórico sobre o que seja interdisciplinaridade, já que responderam de forma satisfatória o que entendem sobre o assunto. No que tange às relações étnico-raciais, os professores desenvolvem a temática em suas disciplinas, através do uso do livro didático, materiais complementares, ou buscando fazer uso de uma atitude interdisciplinar em suas aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID4457_11092017162246.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLIDA JOYCE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ÉLIDA JOYCE" "autor_email" => "elidajoyce@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }