Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

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PROCESSO DE LEITURA EM TEXTOS MULTIMODAIS: UM ESTUDO DE CASO EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: MULTIMODALIDADE, LEITURA, LETRAMENTOS ACADÊMICOS Comunicação Oral (CO) GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Na atualidade, surgem novas formas de leitura que extrapolam recursos linguísticos. Essas novas possibilidades são incorporadas em cursos universitários, sobretudo, em cursos de Letras, onde se há um trabalho mais intensivo com habilidades leitoras. Com a inserção de novas tecnologias no ambiente acadêmico, os textos circulados combinam imagens, cores, áudios, sons, relacionando o semiótico com o linguístico. Isso se justifica o fenômeno da multimodalidade como ferramenta que subsidia os indivíduos na leitura/interpretação de textos multissemióticos. Diante dessa realidade, este trabalho se propõe a responder a seguinte questão de pesquisa: Que elementos caracterizam o processo de leitura de textos multimodais de graduandos do curso de licenciatura em Letras? A fim de dar conta dessa questão, temos como objetivo geral investigar o processo de leitura em textos multimodais de graduandos do curso de Letras. E como específicos: i) Identificar elementos facilitadores/dificultadores no processo de interpretação de leitura de textos multimodais; ii) analisar como caracteriza o processo de leitura de textos multimodais de graduandos em Letras; e iii) correlacionar as facilidades/dificuldades identificadas de leituras de textos multimodais com o letramento acadêmico esperado na licenciatura em Letras. Embasamos nossa análise nos pressupostos teóricos estabelecidos por Dionísio (2011; 2013); Vasconcelos, Dionísio (2013); Dias et. al (2012); Melo, Oliveira, Valezi (2012); Signorini (2007); Tinoco (2008). Este trabalho, escrito no escopo da Linguística Aplicada, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008), a qual segue os procedimentos de uma pesquisa exploratória (MOREIRA; CALEFFE, 2008). O corpus é formado por um conjunto de avaliações e atividades pedagógicas escritas realizadas em disciplinas da graduação, Leitura e Produção Textual I e II, durante os períodos de 2015.1 a 2016.2, ofertadas ao curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba, e solicitadas pelos autores deste trabalho, na condição de professores-formadores. Os dados indiciam que em situações de leitura de textos multimodais, os graduandos demonstram sentir dificuldade de processar a informação global desses tipos de textos, tendo em vista que apresentam problemas ao correlacionar o texto verbal com o não verbal. Essa dificuldade reflete em práticas letradas esperadas na academia, uma vez que por não apresentar o domínio da leitura em textos multimodais, os graduandos demonstram desempenho insatisfatório nas avaliações e nas atividades pedagógicas comuns ao ambiente universitário, e consequentemente nas práticas letradas do contexto acadêmico.

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