ENSINAR E APRENDER A PRODUZIR GÊNEROS ACADÊMICOS NA INTERAÇÃO DE SALA DE AULA: O RELATO DE PESQUISA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27321 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 350 "inscrito_id" => 1294 "titulo" => "ENSINAR E APRENDER A PRODUZIR GÊNEROS ACADÊMICOS NA INTERAÇÃO DE SALA DE AULA: O RELATO DE PESQUISA" "resumo" => "Este trabalho objetiva descrever como professores do Ensino Técnico Profissionalizante mobilizam saberes de referência científica e experiencial na produção de comandos para a escrita do gênero acadêmico relato de pesquisa. A metodologia que orienta o nosso corpus segue o paradigma das pesquisas etnográficas de base interpretativista. Os dados da nossa análise resultaram de gravações das orientações dos comandos em sala de aula e da produção escrita dos alunos. Os pressupostos teóricos e metodológicos que subsidiam as análises são orientados pela proposta dialógica da linguagem nos discursos de Bakhtin e seu Círculo, por encontrar no pensamento filosófico-linguístico dos autores, os subsídios para a análise das formas verbais e dos tipos de interação verbal como um ato responsivo/responsável em correlação com as condições concretas de sua enunciação, a noção do outro, a alteridade constitutiva, interferindo na noção de sujeito, de autoria, de discurso, de gêneros, de textos e de vozes discursivas. Os resultados informados pelos dados apontam que os docentes ao solicitar a produção escrita no gênero “relato de pesquisa” utilizam comandos instrucionais inespecíficos, supondo que o aluno é um leitor capaz de reconstituir o saber especializado nos textos que leem. Nessas condições, os alunos ficam impedidos de se constituir como uma voz autorizada para dizer a sua palavra pela voz do outro e construir um novo propósito para o seu projeto de textualização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT03-TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "palavra_chave" => "INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, DISCURSO DIDÁTICO, GÊNERO DO DISCURSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA3_ID1294_15032017155304.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMÍLIA MARIA FERREIRA GOMES " "autor_nome_curto" => "EMILIA GOMES" "autor_email" => "emiliauepb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27321 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 350 "inscrito_id" => 1294 "titulo" => "ENSINAR E APRENDER A PRODUZIR GÊNEROS ACADÊMICOS NA INTERAÇÃO DE SALA DE AULA: O RELATO DE PESQUISA" "resumo" => "Este trabalho objetiva descrever como professores do Ensino Técnico Profissionalizante mobilizam saberes de referência científica e experiencial na produção de comandos para a escrita do gênero acadêmico relato de pesquisa. A metodologia que orienta o nosso corpus segue o paradigma das pesquisas etnográficas de base interpretativista. Os dados da nossa análise resultaram de gravações das orientações dos comandos em sala de aula e da produção escrita dos alunos. Os pressupostos teóricos e metodológicos que subsidiam as análises são orientados pela proposta dialógica da linguagem nos discursos de Bakhtin e seu Círculo, por encontrar no pensamento filosófico-linguístico dos autores, os subsídios para a análise das formas verbais e dos tipos de interação verbal como um ato responsivo/responsável em correlação com as condições concretas de sua enunciação, a noção do outro, a alteridade constitutiva, interferindo na noção de sujeito, de autoria, de discurso, de gêneros, de textos e de vozes discursivas. Os resultados informados pelos dados apontam que os docentes ao solicitar a produção escrita no gênero “relato de pesquisa” utilizam comandos instrucionais inespecíficos, supondo que o aluno é um leitor capaz de reconstituir o saber especializado nos textos que leem. Nessas condições, os alunos ficam impedidos de se constituir como uma voz autorizada para dizer a sua palavra pela voz do outro e construir um novo propósito para o seu projeto de textualização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT03-TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "palavra_chave" => "INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, DISCURSO DIDÁTICO, GÊNERO DO DISCURSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA3_ID1294_15032017155304.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMÍLIA MARIA FERREIRA GOMES " "autor_nome_curto" => "EMILIA GOMES" "autor_email" => "emiliauepb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }