RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE O POEMA CINCO SENTIDOS, DE ALMEIDA GARRET E A CANÇÃO CATAFLOR, DE TIAGO IORC: LEITURA E ENSINO EM PERSPECTIVA.
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À luz da teoria de noções de Leitura, Literatura e Interdisciplinaridade, de Martins (2006), além dos pressupostos teóricos de Roxo & Moura (2012) e Rodrigues (2003), acreditamos que a análise dialógica do poema com a música em destaque contribuirá para proporcionar aos discentes aulas que priorizem uma leitura lúdica de construção e reconstrução de sentidos do texto literário, já que as músicas “imitam consciente ou inconscientemente os estilos literários”, (RODRIGUES, 2003, p.13). O artigo apresenta, além da crítica literária do corpus numa perspectiva comparativa e mediante a base teórica citada, estratégias para trabalhar com esse poema no Ensino Médio, fornecendo sugestões didáticas a fim de estabelecer um ensino comprometido com preceitos teórico-metodológicos dos documentos oficiais (OCEM, 2006; Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba, 2007) e do letramento literário (COSSON, 2009; 2014)." 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