AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
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Com isso, levantamos informações necessárias à construção de um mapeamento do letramento digital dos alunos envolvidos e, de posse delas, refletimos sobre as potencialidades dessas experiências para o ensino de língua materna. Consideramos os aportes teóricos para o ensino da língua materna advindos das correntes sociointeracionista de ensino (ANTUNES, 2003; MARCUSCHI; XAVIER, 2010; BORTONI-RICARDO, 2012), as contribuições dos Estudos do Letramento (STREET, 2000; KLEIMAN, 2008; ROJO, 2009; ROJO; MOURA, 2010; COSCARELLI, 2011), e das teorias da Educação, TIC’s e Cibercultura (LEVY, 1999; KENSKI, 2007; SEABRA, 2013), dentre outras. Na pesquisa em andamento, de base etnográfica, a coleta de dados se dá a partir da aplicação de um questionário junto aos alunos informantes, o qual enfoca as suas experiências de letramento digital, com especial atenção para a importância atribuída à leitura e à escrita nestas vivências." 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