Diante da constante necessidade de melhorias no processo de ensino-aprendizagem no ensino de química diante do contexto nacional, a utilização de jogos surge como uma ferramenta a ser utilizada afim de minimizar as dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem de conteúdos da química a utilização de jogos didáticos surgem como um recurso auxiliar a esse processo podendo trazer inúmeras características positivas que vão além da assimilação de conteúdos, possibilitando socialização e interação entre os alunos. Além disso, estes recursos permitem experi¬ências importantes não só no campo do conhecimento, mas desenvolvem diferentes habilidades especialmente também no campo afetivo e social do estudante. Nessa perspectiva se insere as palavras cruzadas, que também são denominadas de cruzadinhas ou apenas cruzadas, sendo definida como um jogo cujo objetivo é adivinhar palavras que se cruzam em sentido vertical e horizontal baseando-se em dicas escritas e por associação com as letras de palavras já preenchidas. Nesse contexto, este trabalho busca avaliar uma proposta didática na qual foi utilizado uma cruzadinha para o conteúdo de “métodos de separação de misturas”, que foi realizada com alunos de uma escola de Campina Grande – PB. Os resultados foram positivos, mostrando que a avaliação por meio das palavras cruzadas pode ser muito mais eficiente do que a avaliação tradicional com a utilização de provas, além de ter promovido maior interação entre os sujeitos que “brincavam enquanto aprendiam”.