Este trabalho visa discutir a valorização da identidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA) relacionando com a educação inclusiva. Sabe-se que a EJA é uma modalidade de ensino a qual atende aos jovens e adultos que estão inseridos dentro de um contexto próprio, como por exemplo, o não acesso a escola em seu período regular. Com isto este público necessita de uma educação diferenciada de outras modalidades, e de outros níveis de ensino, para que sejam acolhidos e estimulados. A educação inclusiva é voltada para salvaguardar os direitos dos sujeitos e sua subjetividade, para que os mesmos possam ser aceitos e valorizados dentro de suas limitações, e tenham o seu contexto histórico respeitado. A escola sendo uma das principais mediadoras de formação e aprendizagem deve proteger, e pensar uma proposta educacional dentro do seu currículo, que respeitem os conhecimentos tragos pelos discentes e suas experiências do dia-a-dia, ficando claro que a escola não pode os afastar, e sim, através da inclusão, buscar desconstruir alguns preconceitos. Para a execução dessa pesquisa utilizamos como processo metodológico o questionário o qual foi realizado um turma composta por dez alunos o quais estão no 4 ° e 5 ° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Felinto Elízio localizada no município de Belém/PB. O principal objetivo desse artigo é analisar como é a inclusão dos alunos da turma já citada, em relação à valorização da sua identidade, cultura e contexto social. Com as respostas obtidas e as análises feitas, percebeu-se que a maioria dos alunos almejam aprender a ler e escrever, e que apesar dos obstáculos existentes, existe sim valorização daqueles sujeitos.