Reconhecendo a existência do racismo, do preconceito e da discriminação presentes no espaço escolar, o artigo apresenta uma atividade desenvolvida no âmbito do Componente Curricular Educação de Afrodescendentes, no curso de Pedagogia, turma 2014.2, na Universidade Estadual da Paraíba- campus III, localizada na cidade de Guarabira/PB, durante o primeiro semestre de 2016. O texto tem como objetivo discutir a dinâmica da atividade Xadrez das cores frente às questões relacionadas à Educação das relações étnico-raciais. A atividade configurou-se enquanto um espaço de discussão das relações étnico-raciais, bem como, da construção de estratégias que podem ser desenvolvidas nas escolas para atenderem o que prevê a lei 10.639/03. A partir da compreensão da inter-relação existente no quadrilátero racismo-preconceito-discriminação-estereótipo, surgiram discussões sobre as desigualdades e diferenças existentes entre negros e não negros e, algumas colocações que reforçam o mito da democracia racial existente no nosso país. De início, apresenta-se o reexame dos conceitos de racismo, preconceito, discriminação e estereótipo e à discussão do papel desempenhado pela escola diante das situações que envolvem a diversidade étnico-racial. Por fim, o trabalho expõe os três momentos desenvolvidos na atividade, com suas etapas e estratégias. Os três momentos ocorreram assim: 1°)Momento da construção (Exibição do curta metragem “Xadrez das cores; discussão do vídeo e montagem do tabuleiro de xadrez com os conceitos e definições de Racismo, Discriminação, Preconceito e Estereótipo); 2°)Momento da problematização (Formação de quatro grupos e produção de novas definições para os conceitos); 3°) Momento de conclusão (discussão no grande grupo acerca das diferenças e desigualdades existentes entre negros e não negros e sobre o mito da democracia racial).