O XADREZ DAS CORES: DISCUTINDO OS CONCEITOS DE RACISMO, PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO E ESTEREÓTIPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23170 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 355 "inscrito_id" => 2015 "titulo" => "O XADREZ DAS CORES: DISCUTINDO OS CONCEITOS DE RACISMO, PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO E ESTEREÓTIPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Reconhecendo a existência do racismo, do preconceito e da discriminação presentes no espaço escolar, o artigo apresenta uma atividade desenvolvida no âmbito do Componente Curricular Educação de Afrodescendentes, no curso de Pedagogia, turma 2014.2, na Universidade Estadual da Paraíba- campus III, localizada na cidade de Guarabira/PB, durante o primeiro semestre de 2016. O texto tem como objetivo discutir a dinâmica da atividade Xadrez das cores frente às questões relacionadas à Educação das relações étnico-raciais. A atividade configurou-se enquanto um espaço de discussão das relações étnico-raciais, bem como, da construção de estratégias que podem ser desenvolvidas nas escolas para atenderem o que prevê a lei 10.639/03. A partir da compreensão da inter-relação existente no quadrilátero racismo-preconceito-discriminação-estereótipo, surgiram discussões sobre as desigualdades e diferenças existentes entre negros e não negros e, algumas colocações que reforçam o mito da democracia racial existente no nosso país. De início, apresenta-se o reexame dos conceitos de racismo, preconceito, discriminação e estereótipo e à discussão do papel desempenhado pela escola diante das situações que envolvem a diversidade étnico-racial. Por fim, o trabalho expõe os três momentos desenvolvidos na atividade, com suas etapas e estratégias. Os três momentos ocorreram assim: 1°)Momento da construção (Exibição do curta metragem “Xadrez das cores; discussão do vídeo e montagem do tabuleiro de xadrez com os conceitos e definições de Racismo, Discriminação, Preconceito e Estereótipo); 2°)Momento da problematização (Formação de quatro grupos e produção de novas definições para os conceitos); 3°) Momento de conclusão (discussão no grande grupo acerca das diferenças e desigualdades existentes entre negros e não negros e sobre o mito da democracia racial)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RACISMO, PRECONCEITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA8_ID2015_01092016234302.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILA GOMES DE MELO" "autor_nome_curto" => "SHEILA GOMES" "autor_email" => "prof_bio_sheila@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23170 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 355 "inscrito_id" => 2015 "titulo" => "O XADREZ DAS CORES: DISCUTINDO OS CONCEITOS DE RACISMO, PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO E ESTEREÓTIPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Reconhecendo a existência do racismo, do preconceito e da discriminação presentes no espaço escolar, o artigo apresenta uma atividade desenvolvida no âmbito do Componente Curricular Educação de Afrodescendentes, no curso de Pedagogia, turma 2014.2, na Universidade Estadual da Paraíba- campus III, localizada na cidade de Guarabira/PB, durante o primeiro semestre de 2016. O texto tem como objetivo discutir a dinâmica da atividade Xadrez das cores frente às questões relacionadas à Educação das relações étnico-raciais. A atividade configurou-se enquanto um espaço de discussão das relações étnico-raciais, bem como, da construção de estratégias que podem ser desenvolvidas nas escolas para atenderem o que prevê a lei 10.639/03. A partir da compreensão da inter-relação existente no quadrilátero racismo-preconceito-discriminação-estereótipo, surgiram discussões sobre as desigualdades e diferenças existentes entre negros e não negros e, algumas colocações que reforçam o mito da democracia racial existente no nosso país. De início, apresenta-se o reexame dos conceitos de racismo, preconceito, discriminação e estereótipo e à discussão do papel desempenhado pela escola diante das situações que envolvem a diversidade étnico-racial. Por fim, o trabalho expõe os três momentos desenvolvidos na atividade, com suas etapas e estratégias. Os três momentos ocorreram assim: 1°)Momento da construção (Exibição do curta metragem “Xadrez das cores; discussão do vídeo e montagem do tabuleiro de xadrez com os conceitos e definições de Racismo, Discriminação, Preconceito e Estereótipo); 2°)Momento da problematização (Formação de quatro grupos e produção de novas definições para os conceitos); 3°) Momento de conclusão (discussão no grande grupo acerca das diferenças e desigualdades existentes entre negros e não negros e sobre o mito da democracia racial)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RACISMO, PRECONCEITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA8_ID2015_01092016234302.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILA GOMES DE MELO" "autor_nome_curto" => "SHEILA GOMES" "autor_email" => "prof_bio_sheila@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }