O preconceito e a discriminação em relação às diversas formas de viver e expressar a sexualidade são problemas presentes em vários âmbitos da sociedade. Por isso, é cada vez mais recorrente discussões acerca da diversidade, bem como o desenvolvimento de programas de apoio à diversidade, que vem sendo utilizado por diversas instituições. Dentre os grupos mais afetados, destaca-se o grupo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBTTT ou LGBTs), que carrega em sua trajetória um histórico de vários tipos de violência praticada contra seus integrantes. Atualmente, com o intuito de minimizar a violência e o desconhecimento acerca do tema, autores de todo o mundo vem elaborando cada vez mais materiais abordando esta temática voltados a diferentes faixa etárias, tais como livros infantis e de contos de fadas com personagens homoafetivos. Pensando nisso, este trabalho teve como principal objetivo analisar, através de uma pesquisa bibliográfica, a forma como essa temática é abordada em “O Namorado do Papai Ronca”, de Plinio Camillo, além de refletir sobre como estes recursos poderiam ser utilizados na sala de aula como ferramenta pedagógica. A partir do que foi analisado, concluiu-se que a escola por ter um papel fundamental na formação dos alunos como cidadãos, deverá ser um espaço democrático e diverso, desconstruindo qualquer forma de preconceito e discriminação, incluindo em seu currículo temas considerados tabus, como a diversidade, a fim de construir um espaço baseado no respeito e na aceitação.