ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO LOURENÇO DA MATA-PE
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22905 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 765 "inscrito_id" => 2112 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO LOURENÇO DA MATA-PE" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Padre João Collignon na cidade de São Lourenço da Mata-PE, e buscou através de um primeiro contato com a escola e a comunidade conhecer o interesse em elaborar para a escola um conjunto de propostas pedagógicas de educação ambiental de forma lúdica com a participação de todos os envolvidos, atuando assim como uma ferramenta de inclusão, e o resultado foi bastante positivo. Durante a fase de planejamento foram feitas sugestões e ideias de atividades de acordo com a necessidade dos alunos e da escola. Entre os espaços disponíveis para as práticas das atividades além da sala de aula a escola conta com jardim, um pátio e uma biblioteca, além de recursos áudio e vídeo, o que possibilitou uma ampla lista de ações que podem ser incluídas no plano pedagógico dos professores durante o ano letivo. Dentre estas atividades estão aulas práticas de educação ambiental no jardim da escola, apresentação de peças de teatro e dança com temática ambiental no pátio da escola, leituras dinâmicas dos livros disponíveis na própria biblioteca da escola e que tratam do meio ambiente, vídeo-aulas com incentivo a debates e discussões sobre o tema tratado, entre outras. Concluímos ao final do trabalho que sem a participação dos professores, gestora, alunos e pais a elaboração das práticas pedagógicas poderia ter se distanciado da realidade da escola mas com a contribuição de todos o projeto ficou acessível e fácil de ser trabalhado pelos professores que agora contam também com o apoio da comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO,, AÇÕES PRÁTICAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA1_ID2112_14102016001658.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDJA LILLIAN PACHECO DA LUZ" "autor_nome_curto" => "EDJA LILLIAN" "autor_email" => "lillian2800@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22905 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 765 "inscrito_id" => 2112 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO LOURENÇO DA MATA-PE" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Padre João Collignon na cidade de São Lourenço da Mata-PE, e buscou através de um primeiro contato com a escola e a comunidade conhecer o interesse em elaborar para a escola um conjunto de propostas pedagógicas de educação ambiental de forma lúdica com a participação de todos os envolvidos, atuando assim como uma ferramenta de inclusão, e o resultado foi bastante positivo. Durante a fase de planejamento foram feitas sugestões e ideias de atividades de acordo com a necessidade dos alunos e da escola. Entre os espaços disponíveis para as práticas das atividades além da sala de aula a escola conta com jardim, um pátio e uma biblioteca, além de recursos áudio e vídeo, o que possibilitou uma ampla lista de ações que podem ser incluídas no plano pedagógico dos professores durante o ano letivo. Dentre estas atividades estão aulas práticas de educação ambiental no jardim da escola, apresentação de peças de teatro e dança com temática ambiental no pátio da escola, leituras dinâmicas dos livros disponíveis na própria biblioteca da escola e que tratam do meio ambiente, vídeo-aulas com incentivo a debates e discussões sobre o tema tratado, entre outras. Concluímos ao final do trabalho que sem a participação dos professores, gestora, alunos e pais a elaboração das práticas pedagógicas poderia ter se distanciado da realidade da escola mas com a contribuição de todos o projeto ficou acessível e fácil de ser trabalhado pelos professores que agora contam também com o apoio da comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO,, AÇÕES PRÁTICAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA1_ID2112_14102016001658.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDJA LILLIAN PACHECO DA LUZ" "autor_nome_curto" => "EDJA LILLIAN" "autor_email" => "lillian2800@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }