O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Padre João Collignon na cidade de São Lourenço da Mata-PE, e buscou através de um primeiro contato com a escola e a comunidade conhecer o interesse em elaborar para a escola um conjunto de propostas pedagógicas de educação ambiental de forma lúdica com a participação de todos os envolvidos, atuando assim como uma ferramenta de inclusão, e o resultado foi bastante positivo. Durante a fase de planejamento foram feitas sugestões e ideias de atividades de acordo com a necessidade dos alunos e da escola. Entre os espaços disponíveis para as práticas das atividades além da sala de aula a escola conta com jardim, um pátio e uma biblioteca, além de recursos áudio e vídeo, o que possibilitou uma ampla lista de ações que podem ser incluídas no plano pedagógico dos professores durante o ano letivo. Dentre estas atividades estão aulas práticas de educação ambiental no jardim da escola, apresentação de peças de teatro e dança com temática ambiental no pátio da escola, leituras dinâmicas dos livros disponíveis na própria biblioteca da escola e que tratam do meio ambiente, vídeo-aulas com incentivo a debates e discussões sobre o tema tratado, entre outras. Concluímos ao final do trabalho que sem a participação dos professores, gestora, alunos e pais a elaboração das práticas pedagógicas poderia ter se distanciado da realidade da escola mas com a contribuição de todos o projeto ficou acessível e fácil de ser trabalhado pelos professores que agora contam também com o apoio da comunidade.