Neste trabalho, procuraremos discutir sobre a Educação Inclusiva e o ensino especializado no contexto das políticas públicas do sistema brasileiro, primeiramente apresentando um breve contexto histórico da construção dessa política e alguns fatos que ao longo do tempo foram contribuindo para se chegar ao que conhecemos como Educação Inclusiva nos tempos atuais, sem deixar de mencionar o significativo avanço de algumas medidas de acessibilidade ocorridas nos últimos vinte anos, visando a redução das diferenças sociais e exclusão de pessoas com deficiência. Sustentados pela visão crítica, observamos que a problemática decorrente da exclusão envolve toda sociedade, mostrando que as pessoas que possuem algum tipo de deficiência, na prática, estão longe de alcançarem níveis de igualdade e oportunidade na esfera do direito e na cidadania de um Estado democrático e universal, como também, os centros de ensino e a sociedade como um todo não está preparada para assumir um novo papel na transformação social e no processo de desmistificação da desigualdade de oportunidades entre os sujeitos considerados “normais” e “anormais”. As mudanças de paradigmas exigem da sociedade moderna um avanço mais significativo em termo de conhecimento técnico e prático na interação/formação das pessoas com alguma deficiência, seja ela física ou intelectual. Nesse sentido, e se tratando de uma temática que requer mais atenção de pesquisadores e profissionais da educação, evidenciaremos os resultados da pesquisa qualitativa realizada com os sujeitos envolvidos no estudo de campo, norteando assim para uma melhor compreensão da realidade de estudantes, professores e coordenadores do IFPB Campus Cajazeiras.