Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A DIDÁTICA E CURRÍCULO ESCOLAR: RELAÇÕES E REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: DIDÁTICA, CURRÍCULO, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22510
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 226
    "inscrito_id" => 32
    "titulo" => "A DIDÁTICA E CURRÍCULO ESCOLAR: RELAÇÕES E REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "Estamos vivenciando uma época em que é preciso levar em consideração os elementos da prática educativa, educando, educador, saber e contextos. Pensando assim, cabe-nos refletir sobre o aspecto social que a didática e currículo refletem no ensino revelando assim, a importância desses dois ícones do processo educacional. Essa afirmação é reforçada a partir da ideia que não se pode separar a teoria da prática. Por isso a escola precisa de uma nova organização. Dessa forma, esse trabalho visa destacar a relevância que o professor deve ter no processo do ensino levando em consideração a necessidade real do aluno e não menos importante, realizar uma análise crítico - reflexiva acerca da didática e do currículo. Para tanto tivemos como metodologia a observação da prática pedagógica de uma professora do 2º ano de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande – Paraíba, com seus 14 alunos de ambos os sexos, ainda realizamos anotações e leituras teóricas que fundamentassem nossos estudos. Embasamo-nos nas contribuições de estudiosos sobre o assunto. Essa investigação nos revelou o quanto é importante que o professor esteja atento às necessidades dos alunos que surgem no cotidiano escolar e que o docente enquanto facilitador da aprendizagem pode através de sua prática desenvolver suas aulas com vistas a suprir uma necessidade. Trabalhos como esse são interessantes para todos aqueles que se interessam saber de que forma a Didática e o Currículo auxiliam na prática pedagógica do professor na intenção de promover aprendizado mais significativo e com respaldo na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA3_ID32_01092016165217.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÁTIA FARIAS ANTERO"
    "autor_nome_curto" => "KATIA ANTERO"
    "autor_email" => "professorakatiaantero@hot"
    "autor_ies" => "UNIGRENDAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22510
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 226
    "inscrito_id" => 32
    "titulo" => "A DIDÁTICA E CURRÍCULO ESCOLAR: RELAÇÕES E REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "Estamos vivenciando uma época em que é preciso levar em consideração os elementos da prática educativa, educando, educador, saber e contextos. Pensando assim, cabe-nos refletir sobre o aspecto social que a didática e currículo refletem no ensino revelando assim, a importância desses dois ícones do processo educacional. Essa afirmação é reforçada a partir da ideia que não se pode separar a teoria da prática. Por isso a escola precisa de uma nova organização. Dessa forma, esse trabalho visa destacar a relevância que o professor deve ter no processo do ensino levando em consideração a necessidade real do aluno e não menos importante, realizar uma análise crítico - reflexiva acerca da didática e do currículo. Para tanto tivemos como metodologia a observação da prática pedagógica de uma professora do 2º ano de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande – Paraíba, com seus 14 alunos de ambos os sexos, ainda realizamos anotações e leituras teóricas que fundamentassem nossos estudos. Embasamo-nos nas contribuições de estudiosos sobre o assunto. Essa investigação nos revelou o quanto é importante que o professor esteja atento às necessidades dos alunos que surgem no cotidiano escolar e que o docente enquanto facilitador da aprendizagem pode através de sua prática desenvolver suas aulas com vistas a suprir uma necessidade. Trabalhos como esse são interessantes para todos aqueles que se interessam saber de que forma a Didática e o Currículo auxiliam na prática pedagógica do professor na intenção de promover aprendizado mais significativo e com respaldo na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA3_ID32_01092016165217.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÁTIA FARIAS ANTERO"
    "autor_nome_curto" => "KATIA ANTERO"
    "autor_email" => "professorakatiaantero@hot"
    "autor_ies" => "UNIGRENDAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Estamos vivenciando uma época em que é preciso levar em consideração os elementos da prática educativa, educando, educador, saber e contextos. Pensando assim, cabe-nos refletir sobre o aspecto social que a didática e currículo refletem no ensino revelando assim, a importância desses dois ícones do processo educacional. Essa afirmação é reforçada a partir da ideia que não se pode separar a teoria da prática. Por isso a escola precisa de uma nova organização. Dessa forma, esse trabalho visa destacar a relevância que o professor deve ter no processo do ensino levando em consideração a necessidade real do aluno e não menos importante, realizar uma análise crítico - reflexiva acerca da didática e do currículo. Para tanto tivemos como metodologia a observação da prática pedagógica de uma professora do 2º ano de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande – Paraíba, com seus 14 alunos de ambos os sexos, ainda realizamos anotações e leituras teóricas que fundamentassem nossos estudos. Embasamo-nos nas contribuições de estudiosos sobre o assunto. Essa investigação nos revelou o quanto é importante que o professor esteja atento às necessidades dos alunos que surgem no cotidiano escolar e que o docente enquanto facilitador da aprendizagem pode através de sua prática desenvolver suas aulas com vistas a suprir uma necessidade. Trabalhos como esse são interessantes para todos aqueles que se interessam saber de que forma a Didática e o Currículo auxiliam na prática pedagógica do professor na intenção de promover aprendizado mais significativo e com respaldo na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.