Estamos vivenciando uma época em que é preciso levar em consideração os elementos da prática educativa, educando, educador, saber e contextos. Pensando assim, cabe-nos refletir sobre o aspecto social que a didática e currículo refletem no ensino revelando assim, a importância desses dois ícones do processo educacional. Essa afirmação é reforçada a partir da ideia que não se pode separar a teoria da prática. Por isso a escola precisa de uma nova organização. Dessa forma, esse trabalho visa destacar a relevância que o professor deve ter no processo do ensino levando em consideração a necessidade real do aluno e não menos importante, realizar uma análise crítico - reflexiva acerca da didática e do currículo. Para tanto tivemos como metodologia a observação da prática pedagógica de uma professora do 2º ano de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande – Paraíba, com seus 14 alunos de ambos os sexos, ainda realizamos anotações e leituras teóricas que fundamentassem nossos estudos. Embasamo-nos nas contribuições de estudiosos sobre o assunto. Essa investigação nos revelou o quanto é importante que o professor esteja atento às necessidades dos alunos que surgem no cotidiano escolar e que o docente enquanto facilitador da aprendizagem pode através de sua prática desenvolver suas aulas com vistas a suprir uma necessidade. Trabalhos como esse são interessantes para todos aqueles que se interessam saber de que forma a Didática e o Currículo auxiliam na prática pedagógica do professor na intenção de promover aprendizado mais significativo e com respaldo na sociedade.