Compreender a Educação Infantil como um estágio necessário para a realização das atividades lúdicas é muito importante para um educador, uma vez que, é nesse período em que inicia para a criança as primeiras relações sociais fora do contexto familiar. Assim, visto que a brincadeira faz parte da vida da criança desde os seus primeiros meses de vida e que brincando, a criança vivencia momentos de interação, prazer e alegria, as atividades lúdicas é uma atividade positiva para o desenvolvimento da aprendizagem, tendo em vista suas contribuições na formação social sendo a figura do professor um agente importante nesse processo como mediador das atividades, buscando os meios mais adequados para orientar e estimular as atividades lúdicas junto à criança, procurando identificar as dificuldades e soluciona-las de forma agradável, e para isso, as atividades lúdicas educativas, pode auxiliar e dar condições ao professor de resolver de forma prazerosa e aprazível várias dificuldades, pois elas representam uma forma moderna de ensinar em sala de aula e é um recurso de suporte divertido, desenvolto, dinâmico e alegre. Levando-se em conta de que as crianças passam a maior parte do dia envolvidos em brincadeiras, é possível compreender porque as atividades lúdicas educativas são tão bem aceitas por eles. Assim, neste trabalho, buscamos compreender os conceitos de brincadeira, brincar e de jogos, entender como se dá a sua relação no ambiente escolar e fazendo a caracterização de certos termos empregados no lúdico, discutindo sobre os seus benefícios na formação cognitiva, intelectual e social das crianças.