O artigo tem como objetivo instigar a sensibilização dos educadores e demais autores da educação para com a inclusão de crianças com PC no contexto educativo, a partir do curta-metragem “Cuerdas”. Metodologicamente utilizou-se a revisão bibliográfica e análise do curta-metragem. Em “Cuerdas” os personagens Maria e Nicolas põem em tela a importância da interação, de procedimentos compensatórios e favoráveis ao desenvolvimento de crianças com PC. A partir das análises realizadas em relação a criança com PC é possível sugerir que a interação com os pares no contexto educativo é relevante, assim como também o olhar sensível e o currículo que respeite as suas demandas. Assim, a criança com lesão cerebral requer procedimentos adaptativos por parte da sociedade em geral, e principalmente do contexto educativo para atender as suas demandas. O acesso aos serviços educacionais de qualidade se relaciona com a garantia de direitos e a cooperação com o exercício da cidadania, cabendo aos autores sociais possibilitar e assegurar que as criança com PC disponham de instrumentos favorecedores da sua cidadania.