Historicamente a deficiência mental tem sido caracterizada por atrasos maturativos e déficits cognitivos (abstrações e generalizações), dissociados do contexto histórico-cultural. Dentre as “limitações” prototípicas da deficiência mental, destacam-se às correlacionadas às produções lingüísticas (as narrativas, logo a produção de sentido de textos falados). Neste estudo procuramos analisar a participação do outro interacional na elaboração de narrativas com crianças com deficiência mental leve, com vistas à produção de sentido em uma escola inclusiva na cidade do Recife-PE. Percorremos o conceito de “produção de sentido” a partir de um referencial pragmatista da linguagem, com base nas reflexões propostas por Wittgenstein, e demais autores da fase pargmatista, que preconizam que o problema do sentido está notadamente relacionado ao uso que se faz das palavras e à dinâmica de enunciação e do discurso na experiência humana. Mas, especificamente procuramos responder às seguintes problematizações: (1) Como falar do processo de produção de sentidos na deficiência mental, tendo em vista as dimensões de estabilidade desses sujeitos e mudanças inerentes ao uso da palavra?; (2) Qual o papel do outro interacional na elaboração e produção de sentido, a partir das interações com crianças com deficiência mental leve em uma escola particular da cidade do Recife/PE?, e, (3) como os artefatos culturais enquanto dimensão semiótica entram e participam da dimensão discursiva com vistas à construção da narrativa?. Foi realizada uma análise videográfica de seis sessões das relações diádicas (criança com deficiência mental-parceiro interacional; criança com deficiência mental-pesquisadora), estando os participantes engajados em construções de histórias envolvendo situações-problema. A análise aqui empreendida foi composta por uma microanálise dos frames de direcionamento, preenchimento de lacunas, crítica e compreensão (unidade de análise do presente estudo), sendo também realizada uma macroanálise (considerando as seis sessões investigadas) com o objetivo de destacar as principais características relacionais da produção de sentido e dos jogos de linguagem das quatro díades investigadas. Concluímos que as díades constroem múltiplos jogos de linguagem e revelam-nos que a produção de sentido é um fenômeno interacional, dinâmico e que se transforma no tempo.