EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DO(A) PEDAGOGO (A) NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL (CAPS)
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22872 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 614 "inscrito_id" => 3412 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DO(A) PEDAGOGO (A) NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL (CAPS)" "resumo" => "RESUMO: Este trabalho partiu da necessidade de entender como a pedagogia poderia estar contribuindo no processo de inclusão social através da educação inclusiva em instituições de educação não formal que atendem pessoas com necessidades especiais. E tendo como objetivo essa compreensão fomos em busca de respostas para esse trabalho pudesse ser realizado. A pesquisa foi desenvolvida na instituição Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) situada na cidade de Solânea – PB. Para tanto frequentamos a mesma por alguns dias e pudemos então vivenciar como a pedagoga trabalhava e aplicava seus métodos pedagógicos proporcionando conscientização, promovendo a inclusão social e a educação nos usuário que frequentam a respectiva instituição. Após visitas diárias, interagindo com os usuários, participando das atividades, e fazendo um levantamento bibliográfico respaldado em alguns teóricos tais como:Campos (2011); Ghenem E Trilla (2008); Luria, Leontiev E Vygotsky (2005); Freitas (2008), e na Lei N° 7.853, De 24 De Outubro De 1989; e no Decreto N° 3.298, De 20 De Dezembro De 1999, conseguimos alcançar meu objetivo. Fizemos uso da pesquisa qualitativa e tivemos como instrumentos de coletas de dados a observação, diário de campo, entrevistas semi estruturadas com a pedagoga e com os usuários da instituição." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "CAPS., PEDAGOGA., EDUCAÇÃO INCLUSIVA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID3412_12102016183032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLIÚDAS CHAVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FLIÚDAS C SILVA" "autor_email" => "fliudas3@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22872 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 614 "inscrito_id" => 3412 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DO(A) PEDAGOGO (A) NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL (CAPS)" "resumo" => "RESUMO: Este trabalho partiu da necessidade de entender como a pedagogia poderia estar contribuindo no processo de inclusão social através da educação inclusiva em instituições de educação não formal que atendem pessoas com necessidades especiais. E tendo como objetivo essa compreensão fomos em busca de respostas para esse trabalho pudesse ser realizado. A pesquisa foi desenvolvida na instituição Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) situada na cidade de Solânea – PB. Para tanto frequentamos a mesma por alguns dias e pudemos então vivenciar como a pedagoga trabalhava e aplicava seus métodos pedagógicos proporcionando conscientização, promovendo a inclusão social e a educação nos usuário que frequentam a respectiva instituição. Após visitas diárias, interagindo com os usuários, participando das atividades, e fazendo um levantamento bibliográfico respaldado em alguns teóricos tais como:Campos (2011); Ghenem E Trilla (2008); Luria, Leontiev E Vygotsky (2005); Freitas (2008), e na Lei N° 7.853, De 24 De Outubro De 1989; e no Decreto N° 3.298, De 20 De Dezembro De 1999, conseguimos alcançar meu objetivo. Fizemos uso da pesquisa qualitativa e tivemos como instrumentos de coletas de dados a observação, diário de campo, entrevistas semi estruturadas com a pedagoga e com os usuários da instituição." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "CAPS., PEDAGOGA., EDUCAÇÃO INCLUSIVA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID3412_12102016183032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLIÚDAS CHAVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FLIÚDAS C SILVA" "autor_email" => "fliudas3@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }