RESUMO: Este trabalho partiu da necessidade de entender como a pedagogia poderia estar contribuindo no processo de inclusão social através da educação inclusiva em instituições de educação não formal que atendem pessoas com necessidades especiais. E tendo como objetivo essa compreensão fomos em busca de respostas para esse trabalho pudesse ser realizado. A pesquisa foi desenvolvida na instituição Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) situada na cidade de Solânea – PB. Para tanto frequentamos a mesma por alguns dias e pudemos então vivenciar como a pedagoga trabalhava e aplicava seus métodos pedagógicos proporcionando conscientização, promovendo a inclusão social e a educação nos usuário que frequentam a respectiva instituição. Após visitas diárias, interagindo com os usuários, participando das atividades, e fazendo um levantamento bibliográfico respaldado em alguns teóricos tais como:Campos (2011); Ghenem E Trilla (2008); Luria, Leontiev E Vygotsky (2005); Freitas (2008), e na Lei N° 7.853, De 24 De Outubro De 1989; e no Decreto N° 3.298, De 20 De Dezembro De 1999, conseguimos alcançar meu objetivo. Fizemos uso da pesquisa qualitativa e tivemos como instrumentos de coletas de dados a observação, diário de campo, entrevistas semi estruturadas com a pedagoga e com os usuários da instituição.