O referido trabalho foi desenvolvido numa escola estadual situada no Sítio Estreito, zona rural de Campina Grande-PB, durante o segundo bimestre do ano de 2016, com uma turma do ensino médio, mais especificamente do quinto ciclo (EJA), equivalente a primeira e segunda série do Ensino Médio. Teve-se por finalidade propor uma forma diferenciada de ensinar conceitos de física, para os alunos oriundos da zona rural atuantes na Educação de Jovens e Adultos, através de atividades com material concreto. Buscando trazer uma metodologia capaz de aproximar o conteúdo de situações cotidianas dos alunos, que na grande maioria reclamam de não enxergar uma ligação entre o que se aprende na escola e o seu dia a dia. Procurou-se enfatizar uma aplicação do conteúdo baseada na exploração de uma situação planejada e direcionada pelo professor. Foram utilizados, como recursos didáticos, um cabo de vassoura, uma trena (instrumento de medição), alguns pregos e arame, usados como ferramentas capazes de auxiliar na compreensão das ideias discutidas nas aulas. Para tal fez-se uma pesquisa exploratória, pois trata-se de um estudo baseado na exploração de situações do cotidiano para verificar a fixação de conteúdos discutidos nas aulas. Traz-se com ela uma proposta de atividade para o 2º ano do Ensino Médio. Observou-se algumas dificuldades encontradas pelos estudantes na compreensão do conteúdo de Torque (momento de força) e atribuí-se a esse fato, especialmente a carência de recursos e materiais nas escolas. Optou-se aqui por aplicar o conteúdo de forma em que os alunos pudessem estabelecer uma relação entre o conhecimento abstrato e sua prática, conseguindo assim, ter mais interesse pelo que se era ensinado, atingindo um caráter de inclusão para estes alunos, algumas vezes tratados de qualquer maneira.