Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

NOVOS RUMOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: INVESTIGANDO O USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O ESTUDO DA DILATAÇÃO LINEAR

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO, DILATAÇÃO LINEAR Comunicação Oral (CO) GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23081
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 655
    "titulo" => "NOVOS RUMOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: INVESTIGANDO O USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O ESTUDO DA DILATAÇÃO LINEAR"
    "resumo" => "No presente trabalho é investigada a importância da utilização de atividades de demonstração na compreensão e percepção da dilatação linear no dia-a-dia. Com o propósito de despertar o interesse pelas aulas de Física e através disso favorecer uma maior aproximação dos alunos com o conhecimento científico, que tem sido um dos grandes problemas enfrentados no ensino de ciências em geral, foram construídos dois experimentos com materiais alternativos e de baixo. A proposta foi aplicada em uma turma de 2° ano de Ensino Médio de uma escola da rede pública situada na cidade de Pesqueira-PE. A metodologia considerou as concepções prévias dos estudantes para fins de comparação dos resultados obtidos após o desenvolvimento da mesma. Como instrumento de avaliação, foram aplicados um pré-teste e um pós-teste, nos quais estavam presentes algumas perguntas de caráter conceitual, bem como exemplos reais de aplicações dos fenômenos em estudo para que houvesse uma maior contextualização destes. Após análise dos dados levantados por instrumento de pesquisa e comparados com as respostas previamente dadas no início da aula, verificou-se que houve um aumento significativo na compreensão e percepção do fenômeno estudado. Através das práticas experimentais utilizadas os alunos se mostraram mais interessados pelo processo de ensino e consequentemente foram capazes de discutir, argumentar e com isso compreender os conceitos físicos e a importância desse fenômeno para a vida cotidiana."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO, DILATAÇÃO LINEAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID655_13072016213354.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA BIANCA BEZERRA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA BIANCA"
    "autor_email" => "amanda.biancabp@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23081
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 655
    "titulo" => "NOVOS RUMOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: INVESTIGANDO O USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O ESTUDO DA DILATAÇÃO LINEAR"
    "resumo" => "No presente trabalho é investigada a importância da utilização de atividades de demonstração na compreensão e percepção da dilatação linear no dia-a-dia. Com o propósito de despertar o interesse pelas aulas de Física e através disso favorecer uma maior aproximação dos alunos com o conhecimento científico, que tem sido um dos grandes problemas enfrentados no ensino de ciências em geral, foram construídos dois experimentos com materiais alternativos e de baixo. A proposta foi aplicada em uma turma de 2° ano de Ensino Médio de uma escola da rede pública situada na cidade de Pesqueira-PE. A metodologia considerou as concepções prévias dos estudantes para fins de comparação dos resultados obtidos após o desenvolvimento da mesma. Como instrumento de avaliação, foram aplicados um pré-teste e um pós-teste, nos quais estavam presentes algumas perguntas de caráter conceitual, bem como exemplos reais de aplicações dos fenômenos em estudo para que houvesse uma maior contextualização destes. Após análise dos dados levantados por instrumento de pesquisa e comparados com as respostas previamente dadas no início da aula, verificou-se que houve um aumento significativo na compreensão e percepção do fenômeno estudado. Através das práticas experimentais utilizadas os alunos se mostraram mais interessados pelo processo de ensino e consequentemente foram capazes de discutir, argumentar e com isso compreender os conceitos físicos e a importância desse fenômeno para a vida cotidiana."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO, DILATAÇÃO LINEAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID655_13072016213354.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA BIANCA BEZERRA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA BIANCA"
    "autor_email" => "amanda.biancabp@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

No presente trabalho é investigada a importância da utilização de atividades de demonstração na compreensão e percepção da dilatação linear no dia-a-dia. Com o propósito de despertar o interesse pelas aulas de Física e através disso favorecer uma maior aproximação dos alunos com o conhecimento científico, que tem sido um dos grandes problemas enfrentados no ensino de ciências em geral, foram construídos dois experimentos com materiais alternativos e de baixo. A proposta foi aplicada em uma turma de 2° ano de Ensino Médio de uma escola da rede pública situada na cidade de Pesqueira-PE. A metodologia considerou as concepções prévias dos estudantes para fins de comparação dos resultados obtidos após o desenvolvimento da mesma. Como instrumento de avaliação, foram aplicados um pré-teste e um pós-teste, nos quais estavam presentes algumas perguntas de caráter conceitual, bem como exemplos reais de aplicações dos fenômenos em estudo para que houvesse uma maior contextualização destes. Após análise dos dados levantados por instrumento de pesquisa e comparados com as respostas previamente dadas no início da aula, verificou-se que houve um aumento significativo na compreensão e percepção do fenômeno estudado. Através das práticas experimentais utilizadas os alunos se mostraram mais interessados pelo processo de ensino e consequentemente foram capazes de discutir, argumentar e com isso compreender os conceitos físicos e a importância desse fenômeno para a vida cotidiana.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.