No presente trabalho é investigada a importância da utilização de atividades de demonstração na compreensão e percepção da dilatação linear no dia-a-dia. Com o propósito de despertar o interesse pelas aulas de Física e através disso favorecer uma maior aproximação dos alunos com o conhecimento científico, que tem sido um dos grandes problemas enfrentados no ensino de ciências em geral, foram construídos dois experimentos com materiais alternativos e de baixo. A proposta foi aplicada em uma turma de 2° ano de Ensino Médio de uma escola da rede pública situada na cidade de Pesqueira-PE. A metodologia considerou as concepções prévias dos estudantes para fins de comparação dos resultados obtidos após o desenvolvimento da mesma. Como instrumento de avaliação, foram aplicados um pré-teste e um pós-teste, nos quais estavam presentes algumas perguntas de caráter conceitual, bem como exemplos reais de aplicações dos fenômenos em estudo para que houvesse uma maior contextualização destes. Após análise dos dados levantados por instrumento de pesquisa e comparados com as respostas previamente dadas no início da aula, verificou-se que houve um aumento significativo na compreensão e percepção do fenômeno estudado. Através das práticas experimentais utilizadas os alunos se mostraram mais interessados pelo processo de ensino e consequentemente foram capazes de discutir, argumentar e com isso compreender os conceitos físicos e a importância desse fenômeno para a vida cotidiana.