RESUMO
Este artigo discute o perfil e a expectativa dos sujeitos da Educação de Jovens de Adultos - EJA, a partir do texto fornecido pelo aluno e pelo professor, de uma escola do município de Campina Grande-PB. Aborda questões referentes à falta de políticas públicas de formação deste profissional da EJA para o desenvolvimento de aprendizagens significativas e adequadas as necessidades dos indivíduos e a aquisição de novos saberes, por parte desses alunos. Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa de observação e a aplicação de questionários na intenção de coletarmos dados acerca da temática em estudo. Além disso, realizamos pesquisas bibliográficas embasadas nos estudos de Arroyo (1997), Freire (2000, 2001, 2006), Gadotti e Romão (2000), Piconez (2002), Soares (In: Ribeiro, 2001), dentre outros materiais disponíveis. O que foi possível concluir que, o ensino promovido para a Educação de Jovens e Adultos tem uma singular importância para o aluno, cujo perfil do aluno da EJA esta em poder mudar suas condições de vida. Por isso, torna-se necessário um profissional comprometido com a educação desses jovens, de modo que possa contribuir para o desenvolvimento desses sujeitos, no contexto de sua formação profissional e atendendo as exigências da sociedade.
Palavras-chave: Formação do professor da EJA. Ensino. Aluno da EJA.