Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DESCOBRINDO O PERFIL E A EXPECTATIVA DOS SUJEITOS DA EJA: O QUE DIZ O ALUNO E O PROFESSOR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA, ENSINO, ALUNO DA EJA. Comunicação Oral (CO) GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22810
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 892
    "inscrito_id" => 4092
    "titulo" => "DESCOBRINDO O PERFIL E A EXPECTATIVA DOS SUJEITOS DA EJA: O QUE DIZ O ALUNO E O PROFESSOR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      Este artigo discute o perfil e a expectativa dos sujeitos da Educação de Jovens de Adultos - EJA, a partir do texto fornecido pelo aluno e pelo professor, de uma escola do município de Campina Grande-PB. Aborda questões referentes à falta de políticas públicas de formação deste profissional da EJA para o desenvolvimento de aprendizagens significativas e adequadas as necessidades dos indivíduos e a aquisição de novos saberes, por parte desses alunos. Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa de observação e a aplicação de questionários na intenção de coletarmos dados acerca da temática em estudo. Além disso, realizamos pesquisas bibliográficas embasadas nos estudos de Arroyo (1997), Freire (2000, 2001, 2006), Gadotti e Romão (2000), Piconez (2002), Soares (In: Ribeiro, 2001), dentre outros materiais disponíveis. O que foi possível concluir que, o ensino promovido para a Educação de Jovens e Adultos tem uma singular importância para o aluno, cujo perfil do aluno da EJA esta em poder mudar suas condições de vida. Por isso, torna-se necessário um profissional comprometido com a educação desses jovens, de modo que possa contribuir para o desenvolvimento desses sujeitos, no contexto de sua formação profissional e atendendo as exigências da sociedade.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Formação do professor da EJA. Ensino. Aluno da EJA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA, ENSINO, ALUNO DA EJA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID4092_23102016105759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉLIA FERREIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSELIA F.OLIVE"
    "autor_email" => "josleiahistoria@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22810
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 892
    "inscrito_id" => 4092
    "titulo" => "DESCOBRINDO O PERFIL E A EXPECTATIVA DOS SUJEITOS DA EJA: O QUE DIZ O ALUNO E O PROFESSOR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      Este artigo discute o perfil e a expectativa dos sujeitos da Educação de Jovens de Adultos - EJA, a partir do texto fornecido pelo aluno e pelo professor, de uma escola do município de Campina Grande-PB. Aborda questões referentes à falta de políticas públicas de formação deste profissional da EJA para o desenvolvimento de aprendizagens significativas e adequadas as necessidades dos indivíduos e a aquisição de novos saberes, por parte desses alunos. Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa de observação e a aplicação de questionários na intenção de coletarmos dados acerca da temática em estudo. Além disso, realizamos pesquisas bibliográficas embasadas nos estudos de Arroyo (1997), Freire (2000, 2001, 2006), Gadotti e Romão (2000), Piconez (2002), Soares (In: Ribeiro, 2001), dentre outros materiais disponíveis. O que foi possível concluir que, o ensino promovido para a Educação de Jovens e Adultos tem uma singular importância para o aluno, cujo perfil do aluno da EJA esta em poder mudar suas condições de vida. Por isso, torna-se necessário um profissional comprometido com a educação desses jovens, de modo que possa contribuir para o desenvolvimento desses sujeitos, no contexto de sua formação profissional e atendendo as exigências da sociedade.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Formação do professor da EJA. Ensino. Aluno da EJA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA, ENSINO, ALUNO DA EJA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID4092_23102016105759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉLIA FERREIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSELIA F.OLIVE"
    "autor_email" => "josleiahistoria@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO Este artigo discute o perfil e a expectativa dos sujeitos da Educação de Jovens de Adultos - EJA, a partir do texto fornecido pelo aluno e pelo professor, de uma escola do município de Campina Grande-PB. Aborda questões referentes à falta de políticas públicas de formação deste profissional da EJA para o desenvolvimento de aprendizagens significativas e adequadas as necessidades dos indivíduos e a aquisição de novos saberes, por parte desses alunos. Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa de observação e a aplicação de questionários na intenção de coletarmos dados acerca da temática em estudo. Além disso, realizamos pesquisas bibliográficas embasadas nos estudos de Arroyo (1997), Freire (2000, 2001, 2006), Gadotti e Romão (2000), Piconez (2002), Soares (In: Ribeiro, 2001), dentre outros materiais disponíveis. O que foi possível concluir que, o ensino promovido para a Educação de Jovens e Adultos tem uma singular importância para o aluno, cujo perfil do aluno da EJA esta em poder mudar suas condições de vida. Por isso, torna-se necessário um profissional comprometido com a educação desses jovens, de modo que possa contribuir para o desenvolvimento desses sujeitos, no contexto de sua formação profissional e atendendo as exigências da sociedade. Palavras-chave: Formação do professor da EJA. Ensino. Aluno da EJA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.