O presente trabalho apresenta a sugestão de três jogos lúdicos como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem das quatro operações nos Anos Iniciais na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, mostrando que o lúdico pode trazer conteúdo, raciocínio lógico e consequentemente aprendizagem. Ressalta-se que os conteúdos de Matemática são considerados os mais difíceis e áridos e manter a aula resumida ao quadro e ao giz, não ajuda os alunos a mudarem de opinião, o educador deve buscar metodologias diferenciadas. Com o objetivo de propiciar sugestões de atividades lúdicas a outros educadores, serão apresentados três jogos que foram utilizados com sucesso em turmas dos anos iniciais da EJA, o uso da atividade lúdica modifica a rotina que o aluno espera na escola. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica, realizada através de leituras e consultas em livros, artigos, entre outros. Classifica-se como uma pesquisa de natureza aplicada considerando as sugestões colocadas no texto. Temos que considerar que o público destas turmas, normalmente trabalham o dia inteiro e chegam cansados e desinteressados em sala de aula. Os jogos lúdicos propostos tem um fator interessante, pois eles serão construídos pelos próprios alunos, considerando seus conhecimentos e vivências, quando o educador faz uso dos conhecimentos prévios dos alunos, torna a aula mais importante. Esses jogos já foram realizados em sala de aula com bastante sucesso, propiciando o aperfeiçoamento da leitura e da escrita de números e operações, e o aprimoramento da agilidade nos cálculos, sejam eles mentais ou escritos. As metodologias de ensino diferenciadas são a forma de trabalhar o velho com nova roupagem, valorizando o processo de ensino e aprendizagem. Os jogos lúdicos ao serem utilizados em sala de aula, não retira a necessidade ou a utilidade de outros métodos de ensino, as sugestões apresentadas visam auxiliar o professor em sala de aula.