Abordaremos um estudo de caso promovendo uma reflexão a respeito da inclusão no ensino regular, tendo como sujeito um aluno com Síndrome de Down que cursa o 8º ano. A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de contribuir no processo de inclusão nos anos finais do ensino fundamental. O aluno, sujeito do nosso estudo, ganhou o pseudônimo de Artur. No projeto contamos com participaram pesquisadoras da área da educação e saúde, permitindo um olhar interdisciplinar no processo de investigação. A escola do município de Natal-RN aderiu voluntariamente à pesquisa, possibilitando a sua realização. Contamos também com a autorização da família, compreendendo a importância de fazermos uma intervenção que pudesse colaborar com seu processo de desenvolvimento e inclusão na escola. Ele tem 16 anos e encontra-se nesta escola há 4 anos, cursando no momento da pesquisa o 8º ano. Os professores em conselho de classe colocaram que não acreditavam na sua capacidade de aprender, apenas de socializar; e por razão, ele deveria ser mantido na turma atual, considerando que estabeleceu bons vínculos afetivos. O atendimento educacional especializado acontece na sala de recursos multifuncionais da sua escola. Nem todos os professores compreendem e aceitam de bom ânimo a inclusão de um aluno que não domina os conteúdos básicos, especialmente quando apresentam limitações para aquisição dos mesmos. É compreensível as resistências iniciais ao saber que há fatores que dificultam acessibilidade atitudinal Porém, com o estudo de caso foi possível romper estigmas, estabelecer um novo posicionamento para o aluno e promover investimentos na sua formação escolar.