Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

GEOGRAFIA E GÊNERO: ANÁLISE DE ESTUDOS CORRELATIVOS

Palavra-chaves: GEOGRAFIA, GÊNERO, ENSINO, DIVERSIDADE Comunicação Oral (CO) GT-09 - INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Na sociedade contemporânea os debates têm sido ampliados acerca de temáticas que abrangem a pluralidade em diversos aspectos, e a escola tem importante papel nestas transformações. Mas, interrogamos se a Geografia, enquanto disciplina escolar tem contribuído nestas reflexões. Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo analisar como o debate de gênero vem sendo encaminhado no ensino de geografia, a partir de alguns trabalhos acadêmicos. Dessa forma, utilizamos a pesquisa bibliográfica como instrumento metodológico, pois partimos de estudos já desenvolvidos, anteriormente, sobre a temática em disciplinas escolares, e, especificamente em Geografia. Sendo assim, verificamos que a ciência geográfica, desde seu surgimento, trabalha sobre as relações humanas e da natureza, mas não tem enfatizado sobre a explicação referente a uma sociedade plural e diversificada. Esta discussão é relevante, pois pode contribuir com a construção de uma sociedade menos discriminatória, excludente e misógina. Por isso, nos debruçamos sobre a análise de três textos: “A ausência e a presença do debate de gênero na geografia do Ensino Fundamental e Médio”; “Geografia e Gênero/Geografia Feminista - O que é isso?” e“Identidades capturadas: gênero, geração e etnia na hierarquia territorial dos livros de Geografia”, buscando fazer uma contextualização analítica de como estão sendo trabalhadas as discussões de gênero no ensino geográfico a partir destes trabalhos científicos.Identificamos, neste contexto, que embora os trabalhos partam de abordagens diferentes, buscam a importância dessas discussões no espaço escolar mediante a necessidade de mudança para uma sociedade plural, diversificada, contrapondo-se àquela culturalmente discriminatória e intolerante. Contudo, o ensino tradicional ainda inviabiliza estas discussões. Como também, os segmentos políticos que gerem atualmente o Brasil têm dificultado ainda mais a ampliação destas reflexões.

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