INSERINDO A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
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É possível perceber a ampla abrangência e importância da atuação da Educação Emocional no campo da educação escolar, compreendendo vários aspectos, como as emoções, a prevenção à violência, o empoderamento, dentre outros, e nos processos educativos, como a área do autoconhecimento, orientação profissional, atuando de forma positiva nos relacionamentos sociais, na saúde emocional, etc. A Educação Emocional no âmbito escolar atua como uma fonte de prevenção primaria de vários problemas sociais e perturbações emocionais que muitas vezes são representados por comportamentos desagregadores. Com base nisto, propõe-se uma contribuição no desenvolvimento integral do indivíduo, pondo como objetivos: adquirir um maior conhecimento das suas próprias emoções; identificar as emoções nas outras pessoas; desenvolver habilidades para vivenciar as emoções de forma saudável e libertadora. Além disso, procura-se desenvolver a capacidade de vivenciar o estresse, ansiedade e os estados depressivos de forma mais leve e de forma consciente os fatores que induzem ao bem-estar. Neste trabalho, inicialmente foi aplicado o Inventário de Educação Emocional Gonsalves buscando um diagnóstico inicial das emoções dos professores envolvidos no projeto. Posteriormente foram realizadas vivências (com as emoções que mais se destacaram), sendo a primeira sobre ansiedade e a segunda sobre alegria, faltando ainda mais duas vivências que serão realizadas de acordo com o cronograma da instituição. 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