Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INSERINDO A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EMOCIONAL, PROFESSORES, FORMAÇÃO Pôster (PO) GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A inserção da Educação Emocional (EE), visa proporcionar o bem-estar subjetivo e coletivo dos profissionais e dos estudantes. Este trabalho foi realizado na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD), onde promoveu momentos de vivências em Educação Emocional com os profissionais envolvidos. É possível perceber a ampla abrangência e importância da atuação da Educação Emocional no campo da educação escolar, compreendendo vários aspectos, como as emoções, a prevenção à violência, o empoderamento, dentre outros, e nos processos educativos, como a área do autoconhecimento, orientação profissional, atuando de forma positiva nos relacionamentos sociais, na saúde emocional, etc. A Educação Emocional no âmbito escolar atua como uma fonte de prevenção primaria de vários problemas sociais e perturbações emocionais que muitas vezes são representados por comportamentos desagregadores. Com base nisto, propõe-se uma contribuição no desenvolvimento integral do indivíduo, pondo como objetivos: adquirir um maior conhecimento das suas próprias emoções; identificar as emoções nas outras pessoas; desenvolver habilidades para vivenciar as emoções de forma saudável e libertadora. Além disso, procura-se desenvolver a capacidade de vivenciar o estresse, ansiedade e os estados depressivos de forma mais leve e de forma consciente os fatores que induzem ao bem-estar. Neste trabalho, inicialmente foi aplicado o Inventário de Educação Emocional Gonsalves buscando um diagnóstico inicial das emoções dos professores envolvidos no projeto. Posteriormente foram realizadas vivências (com as emoções que mais se destacaram), sendo a primeira sobre ansiedade e a segunda sobre alegria, faltando ainda mais duas vivências que serão realizadas de acordo com o cronograma da instituição. Como resultado preliminar, podemos referir que após a realização das duas primeiras vivências, as professoras e professores relataram sentimento de renovação, paz, tranquilidade, leveza, calma, serenidade, esperança de busca, encontro, sair da zona de conforto, harmonia, descontração, alegria, empoderamento, prazer, reflexão e diversão como nutrientes para a qualificação das ações desenvolvidas no dia a dia da sua atuação profissional, como também, podemos destacar mudanças no comportamento pessoal desses profissionais no que diz respeito, a iniciar atividades que contribuem diretamente na sua saúde, como por exemplo, a inserção em atividades de yoga, caminhadas e pilates. Além disso, essa experiência contribuiu na nossa formação profissional na medida em que se ampliou o olhar para o cotidiano do trabalho na escola, identificando a integralidade além da rotina técnica e pragmática e reconhecendo a Educação Emocional como um caminho necessário para a promoção da saúde e da qualidade de vida dos profissionais.

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