Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

OS PROCESSOS FORMADORES DOCENTES E OS REFLEXOS NA AUTOINDEPENDÊNCIA DO SURDO NO MERCADO DE TRABALHO

Palavra-chaves: SURDEZ, MERCADO DE TRABALHO, LEI DE COTAS Comunicação Oral (CO) GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23186
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 623
    "inscrito_id" => 504
    "titulo" => "OS PROCESSOS FORMADORES DOCENTES E OS REFLEXOS NA AUTOINDEPENDÊNCIA DO SURDO NO MERCADO DE TRABALHO"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
                 Este artigo é uma reflexão sobre a condição profissional do surdo, inserido no mercado de trabalho. Trazendo um levantamento bibliográfico da história do povo surdo, com abordagens teóricas sobre surdez e a lei de cotas. Participaram da pesquisa quatro pessoas surdas de ambos os sexos que ocupam as mais diversas atividades. Nosso campo de pesquisa serão empresas situadas na cidade do Recife - PE. Teremos como sujeitos da pesquisa quatro deficientes auditivos. Será aplicado como procedimento de coleta da pesquisa um questionário com perguntas abertas. Neste contexto, questionamos: como as pessoas com deficiência auditiva vêm sendo recrutados nas empresas e  sendo inseridos no mercado de trabalho? E quanto aos processos formadores, como estas empresas vem mobilizando estratégias para incluí-los e garantir uma formação continuada? Sabendo que todo discurso está sujeito a um juízo de valor e o poder do enunciado se apresenta na narrativa, elegemos como objetivo geral: analisar como os portadores de deficiência auditiva vêm sendo incluídos no mercado de trabalho e as implicações práticas nos processos de recrutamento profissional. Como objetivos específicos: verificar os principais requisitos para o surdo no seu ingresso no mercado de trabalho; compreender os processos de recrutamento profissional; identificar os desafios e as dificuldades que o surdo enfrenta em seu processo de inclusão profissional. Nosso estudo se dá segundo um olhar reflexivo e crítico a partir das narrativas e do discurso explícito, mas também, na tentativa de buscar na mente de cada autor, quais as representações e conceitos que estão sendo estruturados na perspectiva de uma formação exemplar para o sujeito surdo. Em todo o processo da pesquisa, percebemos que o avanço da inclusão social das pessoas com deficiência auditiva é ainda recente no Brasil. Embora existam várias linhas de pesquisas sobre as pessoas com deficiência nos diversos âmbitos, especificamente, a inclusão e a autonomia da pessoa surda no mercado de trabalho é um processo que ainda está em construção.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "SURDEZ, MERCADO DE TRABALHO, LEI DE COTAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID504_12102016204656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA MARIA DE SENA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA SENA"
    "autor_email" => "mmsena2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23186
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 623
    "inscrito_id" => 504
    "titulo" => "OS PROCESSOS FORMADORES DOCENTES E OS REFLEXOS NA AUTOINDEPENDÊNCIA DO SURDO NO MERCADO DE TRABALHO"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
                 Este artigo é uma reflexão sobre a condição profissional do surdo, inserido no mercado de trabalho. Trazendo um levantamento bibliográfico da história do povo surdo, com abordagens teóricas sobre surdez e a lei de cotas. Participaram da pesquisa quatro pessoas surdas de ambos os sexos que ocupam as mais diversas atividades. Nosso campo de pesquisa serão empresas situadas na cidade do Recife - PE. Teremos como sujeitos da pesquisa quatro deficientes auditivos. Será aplicado como procedimento de coleta da pesquisa um questionário com perguntas abertas. Neste contexto, questionamos: como as pessoas com deficiência auditiva vêm sendo recrutados nas empresas e  sendo inseridos no mercado de trabalho? E quanto aos processos formadores, como estas empresas vem mobilizando estratégias para incluí-los e garantir uma formação continuada? Sabendo que todo discurso está sujeito a um juízo de valor e o poder do enunciado se apresenta na narrativa, elegemos como objetivo geral: analisar como os portadores de deficiência auditiva vêm sendo incluídos no mercado de trabalho e as implicações práticas nos processos de recrutamento profissional. Como objetivos específicos: verificar os principais requisitos para o surdo no seu ingresso no mercado de trabalho; compreender os processos de recrutamento profissional; identificar os desafios e as dificuldades que o surdo enfrenta em seu processo de inclusão profissional. Nosso estudo se dá segundo um olhar reflexivo e crítico a partir das narrativas e do discurso explícito, mas também, na tentativa de buscar na mente de cada autor, quais as representações e conceitos que estão sendo estruturados na perspectiva de uma formação exemplar para o sujeito surdo. Em todo o processo da pesquisa, percebemos que o avanço da inclusão social das pessoas com deficiência auditiva é ainda recente no Brasil. Embora existam várias linhas de pesquisas sobre as pessoas com deficiência nos diversos âmbitos, especificamente, a inclusão e a autonomia da pessoa surda no mercado de trabalho é um processo que ainda está em construção.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "SURDEZ, MERCADO DE TRABALHO, LEI DE COTAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID504_12102016204656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA MARIA DE SENA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA SENA"
    "autor_email" => "mmsena2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO Este artigo é uma reflexão sobre a condição profissional do surdo, inserido no mercado de trabalho. Trazendo um levantamento bibliográfico da história do povo surdo, com abordagens teóricas sobre surdez e a lei de cotas. Participaram da pesquisa quatro pessoas surdas de ambos os sexos que ocupam as mais diversas atividades. Nosso campo de pesquisa serão empresas situadas na cidade do Recife - PE. Teremos como sujeitos da pesquisa quatro deficientes auditivos. Será aplicado como procedimento de coleta da pesquisa um questionário com perguntas abertas. Neste contexto, questionamos: como as pessoas com deficiência auditiva vêm sendo recrutados nas empresas e sendo inseridos no mercado de trabalho? E quanto aos processos formadores, como estas empresas vem mobilizando estratégias para incluí-los e garantir uma formação continuada? Sabendo que todo discurso está sujeito a um juízo de valor e o poder do enunciado se apresenta na narrativa, elegemos como objetivo geral: analisar como os portadores de deficiência auditiva vêm sendo incluídos no mercado de trabalho e as implicações práticas nos processos de recrutamento profissional. Como objetivos específicos: verificar os principais requisitos para o surdo no seu ingresso no mercado de trabalho; compreender os processos de recrutamento profissional; identificar os desafios e as dificuldades que o surdo enfrenta em seu processo de inclusão profissional. Nosso estudo se dá segundo um olhar reflexivo e crítico a partir das narrativas e do discurso explícito, mas também, na tentativa de buscar na mente de cada autor, quais as representações e conceitos que estão sendo estruturados na perspectiva de uma formação exemplar para o sujeito surdo. Em todo o processo da pesquisa, percebemos que o avanço da inclusão social das pessoas com deficiência auditiva é ainda recente no Brasil. Embora existam várias linhas de pesquisas sobre as pessoas com deficiência nos diversos âmbitos, especificamente, a inclusão e a autonomia da pessoa surda no mercado de trabalho é um processo que ainda está em construção.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.