O objetivo proposto neste estudo visa compreender o processo de ensino na formação dos sujeitos mediada pela atuação docente, na garantia dos direitos humanos. Com o intuito de ampliar e contribuir com a análise sobre o sistema educacional buscou-se, a partir das teorias, conceber subsídios para a construção e contextualização da atuação docente comprometida com a formação dos sujeitos, alicerçada pela prática pedagógica aplicada aos atores pertencentes a este cenário. Assinalamos os recursos humanos, tanto no âmbito da formação discente quanto para a atualização de seus professores, traduzindo as transformações patentes a respeito do funcionamento escolar sob a integração de novos saberes. Adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, que utiliza a coleta de informações, conceitos e dados em livros, revistas, artigos científica, teses, dissertações, publicações eletrônicas e outros documentos escritos, com abordagem exploratória e qualitativa. Este estudo apresentou os problemas de aprendizagem, que minimizam a formação do sujeito, fazendo-se necessário realizar intervenções metodológicas a partir das considerações entre os fatores internos e externos ao indivíduo, requerendo um parecer para assistir cada caso e intervir adequadamente em busca de promover uma instrução significativa. Retratou a formação dos sujeitos face aos Direitos Humanos, que constitui parte das demandas educativas, das concepções de ensino e aprendizagem e das atividades propostas. Ainda salientamos a consciência dos professores acerca dos resultados a serem alcançados com seus trabalhos, os quais subsidiarão os discentes a uma instrução reflexiva que naturalmente, despertarão às condutas necessárias que representam a aprendizagem.