Este trabalho de pesquisa surgiu com a finalidade de evidenciar a relevância da LIBRAS para a pessoa surda, principalmente na educação básica, como meio de oportunizar ao estudante surdo uma educação inclusiva de qualidade, permitindo o seu acesso e permanência na escola. Assim, se fez necessário compreender os desafios da pessoa surda no ensino fundamental, tendo como base norteadora as Diretrizes das Políticas Brasileira de Inclusão e de uma proposta de intervenção pedagógica trabalhada no contexto educacional. Dessa forma, mediante as leis federais que regem o sistema educacional, a inclusão da pessoa surda só ocorre de fato quando é inserida no ensino a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Desta maneira, este trabalho de pesquisa teve como objetivo geral: constatar no ensino regular a inclusão do estudante com surdez. Objetivos específicos: identificar a importância da LIBRAS para a inserção da pessoa surda na sociedade; analisar a proposta de intervenção pedagógico desenvolvida para o estudante com surdez no ensino fundamental; verificar as práticas de inclusão social no espaço escolar. Como base metodologias, utilizamos estratégias de análise nas Diretrizes das Políticas Brasileira de Inclusão e na proposta de intervenção pedagógica, a fim de compreendermos qual a contribuição dessas propostas para a formação integral dos estudantes surdos que estão inseridos na comunidade escolar. Quanto aos resultados, esse trabalho contribuiu para destacarmos a relevância do conhecimento da LIBRAS no ensino/aprendizagem para o desenvolvimento da pessoa surda, mediante a necessidade de superar as dificuldades de comunicação social e linguística, no intuito de promover a inclusão da pessoa surda por meio da LIBRAS é de quanto é fundamental uma proposta de intervenção pedagógica para estudantes surdos da educação básica. Diante disso, para tais fundamentos buscou-se nas pesquisas de Quadros (1990), Santiago (2015), Soares (2005), entre outros.