A Educação Especial é uma modalidade de ensino que está contemplada em todos os níveis, etapas e modalidades, sendo complementar ou suplementar à escolarização, e não substitutiva. A inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional. A escola mais do que nunca se encontra em um espaço de receber e trabalhar com uma educação inclusiva. A organização curricular do Novo Ensino Médio Potiguar em Formação Geral Básica e em Itinerários Formativos, possibilita uma maior personalização do plano de estudo dos alunos nos anos finais do ensino básico, a construção de identidades e a estruturação de conceitos fundamentais para o desenvolvimento pleno da cidadania dentro da diversidade, norteia a estrutura do currículo educacional oficial. Trazer para o professor do ensino básico a preparação teórico metodológica da educação especial e inclusiva abrindo caminho a participação maximizada do aluno com deficiência na sala de aula e também de potencializar as suas habilidades, garantindo aos mesmos a expansão do acesso a recursos tecnológicos para realização plena do atendimento educacional, entendendo que a educação especial é complementativa e/ou suplementar. Baseadas na teoria de Mantoan (2015) sobre educação inclusiva, Hall (2003) Wash (2015) com o estudo das identidades pós-modernas e decoloniais, Freire (2021) com a reflexão sobre as práticas escolares da pedagogia do oprimido e educação como prática da liberdade, Silva (2023) sobre as terias críticas do currículo, Candau (2015) a pesquisa em educação, Fuly (2022) sobre a educação decolonial, Tardif sobre o saber docente e a decolonialidade.