A pesquisa é um recorte da dissertação de mestrado intitulada Memórias, histórias e processos do NAPNE: fomento das políticas de inclusão como estratégia de permanência e êxito dos discentes no IFPI apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus Parnaíba. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar as estratégias gerenciais que estão sendo desenvolvidas pelo IFPI para o acesso, permanência e êxitos dos alunos com deficiências e necessidades específicas e como objetivos específicos conhecer a percepção dos gestores sobre a inclusão no IFPI e constatar as ações de acessibilidade desenvolvidas em cada Campus. A metodologia se deu através de pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de natureza exploratória e por meio de entrevistas semiestruturadas aplicado com a alta gestão da instituição: reitor, pró-reitor, diretores-gerais e diretor de ensino dos campi do IFPI de Corrente, Paulistana, São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Uruçuí. Percebe-se que a acessibilidade arquitetônica vem sendo priorizada, com projetos de adaptações de rampas, banheiros, identificação de portas em braile, placas pictogramas e piso tátil para pessoas cegas. No entanto, precisa ampliar as discussões e ações de acessibilidade nos campi e avançar no sentido de ofertar outras formas de acessibilidade que ultrapassem a arquitetônica rompendo, assim, barreiras atitudinais, como por exemplo, comunicação voltada à Libras para os alunos surdos e ao braile aos alunos com deficiência visual e barreiras metodológicas. Assim, passando a contemplar uma formação continuada dos professores para auxiliá-los em uma prática educacional mais inclusiva.