O estudo apresentado é parte da minha dissertação de mestrado que tem como objetivo conhecer as percepções e práticas dos Professores, dos Técnicos Administrativos da UFNT e dos Empregadores da cidade de Araguaína – Tocantins, no que se refere à inclusão do aluno com deficiência no mercado de trabalho por meio de estágio não obrigatório. No delineamento deste trabalho de investigação, optou-se por um estudo descritivo com uma metodologia de tratamento de dados de tipo misto, isto é, que trabalha de forma híbrida as pesquisas quantitativa e qualitativa. Assim a pesquisa foi realizada na cidade de Araguaína e contou com a participação de Professores, Técnicos Administrativo da UFNT e empregadores com convênios ativos com a referida universidade e que ofertam vagas de estágios. O instrumento de pesquisa utilizado foi questionários para coleta de dados aplicado por meio do Google forms. Os resultados encontrados demonstram que, de maneira geral, os Professores, Técnicos Administrativos e Empregadores revelam percepções favoráveis à inclusão dos alunos com deficiência no mercado de trabalho por meio de estágio não obrigatório, porém, observam-se práticas que são verdadeiras barreiras face a inclusão desses alunos. Tem-se como contributo e fonte de partilha na temática em apreço (Azevedo, 2013; Carvalho-Freitas & Marques, 2007; Calhoas, 2017; Coelho, 2008; Garcia, 2014; Gouveia, 2019; Gomes, 2021; Gugel, 2019; Jaime & Carmo, 2005; Kalume 2006; Maia & Freitas, 2015; Meneses, 2018; Santos, 2017; Ssssaki,1997; Silveira, 2017).