Pensar na temática da acessibilidade arquitetônica dentro do contexto escolar significa refletir sobre quais aspectos dos ambientes proporcionam igualdade de acesso para a vida e desenvolvimento de qualquer pessoa no meio social. Um espaço escolar mais acessível diz respeito à disponibilidade de um uso pleno e com maior autonomia por qualquer indivíduo, respeitando seus direitos e visando à condição mais básica da vida humana. Esta pesquisa se dispõe a investigar a acessibilidade arquitetônica em uma escola do sertão de Pernambuco, com o objetivo de analisar as condições gerais de acessibilidade nos ambientes construídos visando ao acesso dos discentes com deficiência. Para tanto, utiliza-se como metodologia a pesquisa qualitativa, com realização de um estudo de caso, com fotos in loco para a análise. A população/amostra constou de seis fotos dos espaços denominados acessíveis pela instituição, sendo eles a rampa principal; o banheiro feminino; a área interna do banheiro; a fachada da escola e a área de circulação; o lado direito da escola (exterior); a passarela, e o acesso principal (escada). Os resultados apontaram que os espaços tidos como acessíveis pela escola não cumprem o que é previsto pela norma NBR 9050, dificultando assim o acesso dos alunos. Dessa maneira, é preciso empenho da comunidade escolar e do poder público para que todas as escolas se tornem acessíveis.