A Divisão dos Centros Educacionais Unificados (DICEU) da Diretoria Regional de Educação Guaianases (DRE G), pertencente à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, coordena projetos educacionais, culturais e esportivos dos Centros Educacionais Unificados e demais unidades educacionais da DRE G. Idealizado e orientado por José Luiz Padilha Aguilar, membro da DICEU, o projeto Mostra de Atividades para Estudantes com Deficiência da DRE G (MoA) nasceu do seguinte desafio: Como desenvolver práticas esportivas que promovam o protagonismo dos estudantes com deficiência das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da DRE G? O propósito deste artigo é refletir criticamente sobre a construção e a práxis da MoA. O projeto parte do princípio de que o planejamento e a concretização das ações devem implicar plena participação dos professores de Educação Física das EMEFs da DRE G. Assim, a MoA incluiu uma oficina de formação docente constituída de uma visitação ao Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro e de encontros nos quais priorizou-se a escuta crítico-reflexiva dos professores com vista a compreender suas rotinas, práticas em relação aos estudantes com deficiência, concepções, possibilidades e propostas. Os professores projetaram e organizaram o evento denominado I MoA, do qual participaram cerca de 350 pessoas, entre estudantes, professores, familiares, auxiliares de vida escolar e estagiários. A I MoA constituiu-se de um circuito de estações composto por cinco atividades paradesportivas não-competitivas. Para as próximas edições da MoA, vislumbram-se alguns aprimoramentos: (a) introdução de algumas categorias de análise no percurso formativo (p.ex., tipos de linguagem dos esportes, tipos de adaptações das atividades esportivas, tipos de deficiência, complexidade das atividades físicas etc.); (b) participação de estudantes sem deficiência; (c) difusão das práticas e dos materiais desenvolvidos ao longo da oficina no dia a dia das escolas; (d) sistematização de uma pesquisa-ação pedagógica com enfoque na análise crítico-reflexiva dos registros docentes.