Com a presença de discentes com deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Superior, precisamos realizar mudanças necessárias na busca de garantir a inclusão de tais discentes nas nossas Instituições de Ensino Superior – IES. Assim, o objetivo principal do presente estudo é discutir as práticas inclusivas desenvolvidas no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo. Como instrumento metodológico, utilizamos a observação in loco. A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2023. Tivemos como participantes, 9 discentes com deficiência sendo 2 na graduação, 5 na especialização e 2 no mestrado. Os resultados indicaram que a mediação dos tradutores intérpretes de Libras, do educador especial, organização de palestras e minicursos são práticas que favorecem a inclusão de discentes com deficiência ou TEA no ensino superior. Concluímos que o NAI da UEPB é um espaço fundamental para a construção de materiais didáticos, o ortalecimento de parcerias, bem como, para uma formação de educadores que promulga os pressupostos da educação inclusiva.