O BULLYING E A ESCOLA: ECOS DE VIOLÊNCIAS?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96755 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2792 "inscrito_id" => 14311 "titulo" => "O BULLYING E A ESCOLA: ECOS DE VIOLÊNCIAS?" "resumo" => "O termo bullying tem sido usado de forma cada vez mais abrangente e habitual, ganhando destaque nas mídias como referência à interpretação de atuações violentas que se passam no ambiente escolar. Com isso, percebemos que a violência pode se tornar uma face do mal-estar na escola por meio do bullying, contudo, ainda assim entendemos que o bullying é uma forma de fazer laço com o outro. Diante disso, realizamos uma pesquisa bibliográfica de orientação psicanalítica e nos propomos a investigar a relação entre o bullying e o laço social no contexto escolar, destacando as contribuições da psicanálise para interpretar esse fenômeno. Dessa forma, identificamos os atores que fazem parte da prática do bullying: agressor, vítima e expectador, e os elementos presentes na relação entre eles que permitem que essa prática aconteça. Além disso, apreendemos de que forma a discussão sobre essa prática está atravessada não só pelo âmbito educacional, mas também político e jurídico. Ficando evidente, portanto, a necessidade da criação de espaços de fala nas escolas, para que a palavra possa circular entre os alunos e os que fazem parte desse espaço, e ele não se torne ainda mais palco da violência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14311_TB2792_09122023190959.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THATIANE MILENA COSTA" "autor_nome_curto" => "THATIANE" "autor_email" => "thatianemilena@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96755 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2792 "inscrito_id" => 14311 "titulo" => "O BULLYING E A ESCOLA: ECOS DE VIOLÊNCIAS?" "resumo" => "O termo bullying tem sido usado de forma cada vez mais abrangente e habitual, ganhando destaque nas mídias como referência à interpretação de atuações violentas que se passam no ambiente escolar. Com isso, percebemos que a violência pode se tornar uma face do mal-estar na escola por meio do bullying, contudo, ainda assim entendemos que o bullying é uma forma de fazer laço com o outro. Diante disso, realizamos uma pesquisa bibliográfica de orientação psicanalítica e nos propomos a investigar a relação entre o bullying e o laço social no contexto escolar, destacando as contribuições da psicanálise para interpretar esse fenômeno. Dessa forma, identificamos os atores que fazem parte da prática do bullying: agressor, vítima e expectador, e os elementos presentes na relação entre eles que permitem que essa prática aconteça. Além disso, apreendemos de que forma a discussão sobre essa prática está atravessada não só pelo âmbito educacional, mas também político e jurídico. Ficando evidente, portanto, a necessidade da criação de espaços de fala nas escolas, para que a palavra possa circular entre os alunos e os que fazem parte desse espaço, e ele não se torne ainda mais palco da violência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14311_TB2792_09122023190959.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THATIANE MILENA COSTA" "autor_nome_curto" => "THATIANE" "autor_email" => "thatianemilena@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }