LITERATURA NA ESCOLA: O TRABALHO COM O POEMA NARRATIVO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95649 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1321 "inscrito_id" => 11975 "titulo" => "LITERATURA NA ESCOLA: O TRABALHO COM O POEMA NARRATIVO" "resumo" => "O trabalho realizado na sala de aula com o gênero poema narrativo é de fundamental importância na formação de sujeitos leitores. A leitura de literatura vai além da codificação e decodificação de palavras, visto que se caracteriza como uma atividade repleta de sentidos e significados e, portanto, um processo complexo. A relação existente entre o(a) leitor(a) e o texto no momento da leitura é pessoal e afeta as sensações mais particulares, ativando o senso de percepção sobre o mundo; na compreensão de um texto o(a) leitor(a) adquire experiências pautadas em um vocabulário próprio e cheio de significações. Para a elaboração do trabalho partiu-se do seguinte questionamento: o poema narrativo contribui na formação de leitores(as) de literatura? Traçou-se como objetivo geral abordar o gênero poema narrativo na perspectiva de trabalhar com a literatura em sala de aula; como objetivos específicos identificar as características do poema narrativo; diferenciar o gênero poema narrativo de outros tipos de textos; ampliar as capacidades de argumentação oral no momento de pós-leitura. O referencial teórico-metodológico baseou-se no entendimento de que a leitura de literatura e a mediação pedagógica são importantes no desenvolvimento de habilidades cognitivas, reflexão crítica e processo argumentativo. A pesquisa partiu da aplicação de uma sessão de leitura com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Parnamirim/RN; usou-se a metodologia da andaimagem com as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura. Os dados apontaram que o trabalho com o poema narrativo favorece às crianças o contato com o texto, de forma a propiciar conhecimentos relevantes e habilidades leitoras e argumentativas, e que a mediação da leitura de literatura é fator primordial para a discussão e compreensão do texto literário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659415af7f84a_02012024105455.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-02 10:54:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYONNARA KÉSSIA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Rayonnara Késsi" "autor_email" => "professorarayonnarak@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95649 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1321 "inscrito_id" => 11975 "titulo" => "LITERATURA NA ESCOLA: O TRABALHO COM O POEMA NARRATIVO" "resumo" => "O trabalho realizado na sala de aula com o gênero poema narrativo é de fundamental importância na formação de sujeitos leitores. A leitura de literatura vai além da codificação e decodificação de palavras, visto que se caracteriza como uma atividade repleta de sentidos e significados e, portanto, um processo complexo. A relação existente entre o(a) leitor(a) e o texto no momento da leitura é pessoal e afeta as sensações mais particulares, ativando o senso de percepção sobre o mundo; na compreensão de um texto o(a) leitor(a) adquire experiências pautadas em um vocabulário próprio e cheio de significações. Para a elaboração do trabalho partiu-se do seguinte questionamento: o poema narrativo contribui na formação de leitores(as) de literatura? Traçou-se como objetivo geral abordar o gênero poema narrativo na perspectiva de trabalhar com a literatura em sala de aula; como objetivos específicos identificar as características do poema narrativo; diferenciar o gênero poema narrativo de outros tipos de textos; ampliar as capacidades de argumentação oral no momento de pós-leitura. O referencial teórico-metodológico baseou-se no entendimento de que a leitura de literatura e a mediação pedagógica são importantes no desenvolvimento de habilidades cognitivas, reflexão crítica e processo argumentativo. A pesquisa partiu da aplicação de uma sessão de leitura com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Parnamirim/RN; usou-se a metodologia da andaimagem com as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura. Os dados apontaram que o trabalho com o poema narrativo favorece às crianças o contato com o texto, de forma a propiciar conhecimentos relevantes e habilidades leitoras e argumentativas, e que a mediação da leitura de literatura é fator primordial para a discussão e compreensão do texto literário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659415af7f84a_02012024105455.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-02 10:54:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYONNARA KÉSSIA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Rayonnara Késsi" "autor_email" => "professorarayonnarak@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }