Este artigo é um recorte de dissertação de mestrado na área do Ensino. O tema do estudo correlaciona o desenvolvimento de práticas pedagógicas no Ensino Fundamental e o ensino remoto, cuja problemática indaga: Como professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública municipal de Juazeiro do Norte (CE), movimentaram-se pedagogicamente no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19, no biênio 2020-2021? De modo específico, este artigo traz reflexões dos professores sobre a experiência no ensino remoto a partir do desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, possibilidades de realização de pesquisa acadêmica, políticas públicas de incentivo ao docente, além de discutir os principais pontos positivos/negativos impostos pelo ensino remoto. A pesquisa foi desenvolvida em um estudo de caso na perspectiva exploratória, com abordagem qualitativa, cuja análise de dados se deu por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que os professores conseguiram se apropriar de diferentes recursos e estratégias pedagógicas para o desenvolvimento das aulas; que foi percebida a necessidade de estudos acadêmicos mesmo após o período de ensino remoto; que sentiram carência de políticas públicas para fomentar aquela modalidade emergencial de ensino. Dentre os principais pontos positivos, os professores destacaram a inserção e apropriação do uso de recursos tecnológicos, mas também demonstraram preocupação com a necessária recomposição de aprendizagem no período pós-pandêmico.