A cartografia escolar é uma ferramenta para a compreensão do objeto da geografia. Por meio dela, os estudantes aprendem a se localizar no espaço, bem como associar significados das suas vivências aos conceitos básicos, tais como território, região, estado, entre outros. Quando associado ao ensino da matemática, há uma diversidade de assuntos a serem abordados já que os conhecimentos dessas disciplinas se complementam. Pensando nisso, propôs-se o estudo de escala cartográfica, utilizando como objeto de estudo a arquitetura do prédio escolar. Desse modo, foi confeccionado da planta da escola, que deveria ser utilizada como ferramenta para o planejamento de um evento. Nesse planejamento, a planta deveria auxiliar na ornamentação e na organização das turmas em seus respectivos estandes, uma vez que todas as medidas de salas, corredores e pátios estariam anotados. Para a confecção dessa planta, utilizou-se a escala 1:50. O objetivo da proposta foi trabalhar assuntos das duas disciplinas, em que os estudantes, no processo de confecção da planta, teriam maior percepção de temas ligados às duas Ciências, entre eles: escala, ângulos, áreas, perímetro, altura, proporção, escala cartográfica, distância entre pontos, mapas, plantas, croquis, legenda, além de alguns conceitos basilares da ciência geográfica, entre eles o território como espaço de poder. O uso da escala, a compreensão sobre as proporções e a relação entre a distância real e as medidas no papel geraram dificuldade, mas, ao final, as medidas definidas para o desenho ficaram a contento e a planta foi utilizada para a organização espacial do evento realizado pela escola. Os resultados quanto ao aprendizado mostraram-se tão significativos que esse projeto será reaplicado com outras turmas, em eventos posteriores. O estudo de escala cartográfica parece um conteúdo complexo, mas pode ser trabalhado em sala de aula de forma prática, utilizando ferramentas simples para melhor compreensão dos estudantes.