Defronte ausência da inclusão de meninas e mulheres nos ambientes escolares no Afeganistão durante a atuação do grupo dos Talibãs, sucede a necessidade de compreender questões históricas, porém atuais que tratam de argumentos que impedem que pessoas do gênero feminino adentrem nos ambientes escolares e como consequência têm-se o direito à educação, direito esse que assegura que todos a tenham por virtude, seja violado por questões culturais do lugar onde vivem. Deste modo, o presente trabalho procura compreender os motivos que levam as mulheres afegãs a buscarem refúgio em países vizinhos e como dão continuidade aos estudos dentro dos campos de refugiados no Paquistão. Por serem países diferentes compreende-se que não podem ser analisados de modo monolítico e concreto, para tanto, a metodologia utilizada é a qualitativa bibliográfica, fazendo-se uso da análise comparativa, enquanto ferramenta analítica. Ademais, para melhor fundamentar tais dados, na seguinte pesquisa utiliza-se notícias, artigos, livros e documentos oficiais que abordem não só a temática nos campos especificados, mas, também, os contextos históricos envolvendo o Paquistão e Afeganistão. Tendo em vista os aspectos apresentados conclui-se que o tema estudado é de suma importância não apenas para as afegãs, mas também, de compreensão da sociedade em geral que tem como o objetivo de encorajar, apoiar e agir em favor das vítimas que sofrem diariamente com atos misóginos e desumanos.