Promover uma discussão sobre a importância do jardim no ambiente escolar, mais precisamente nos anos iniciais do ensino fundamental é o objetivo deste relato de experiência, que pauta-se nas vivências da Residência Pedagógica de Pedagogia, na turma do primeiro ano, numa escola da rede pública de Campina Grande-PB. O jardim na escola tem como objetivo promover um contato maior das crianças com as questões ambientais. O desenvolvimento da atividade, realizada em Julho de 2023, seguiu inicialmente em momentos de vivências na sala de aula entre preceptora, residentes e os alunos, depois numa prática interativa no jardim da escola, na qual os educandos plantaram sementes de cosmos. Foi possível observar a interação dos alunos e seu desempenho nesta atividade prática, com a qual puderam protagonizar esse momento que, posteriormente, passou a compor parte da decoração da escola. Com o intuito de desenvolver a consciência ambiental nas crianças, sendo este um trabalho recorrente, exercido em sala de aula, nas aulas de Ciências, configurando-se como parte da bagagem de cada educando, abordando conteúdos de Língua Portuguesa, ao se trabalhar o Poema “Leilão de Jardim” de Cecília Meireles. Desenvolve, ainda, uma perspectiva matemática ao analisar o tempo que leva o crescimento das flores e de artes ao inserir na proposta atividades que incentivaram a criatividade e expressão dos discentes, estes conteúdos intrínsecos nas propostas aplicadas, vividos na prática atribuindo assim um valor autônomo no aprendizado de cada um, assuntos pautados no que é proposto nas competências da BNCC. Vivenciar esses momentos no cotidiano escolar, mostra-se o valor notável na prática pedagógica agregando a explicação dos conteúdos um fácil entendimento na absorção dos alunos referente ao que se estudou.