Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O POVO SURDO E A CIBERCULTURA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100872
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8456
    "inscrito_id" => 21313
    "titulo" => "O POVO SURDO E A CIBERCULTURA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA"
    "resumo" => "Após o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs, bem como, o surgimento das redes sociais, a humanidade ganhou novas formas de estar e habitar. O desenvolvimento dessas Tecnologias Digitais se deu em grande escala e em curto espaço de tempo, viabilizou avanços, e caracteriza-se como fenômeno contínuo. A evolução das TDICs possibilitou a ideia de Ciberespaço, e tão logo, Cibercultura, pois, enquanto área recente, tornou-se desafiadora a todos os campos de pesquisa. Isto posto, o presente estudo objetivou elencar, na literatura, por meio de uma Revisão Integrativa, as discussões entre Cibercultura e Povo Surdo, discutida pela literatura especializada, especificamente no período de 2018 a 2023. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura realizada nas bases de dados virtuais: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As buscas ocorreram em julho de 2023, considerando os descritores associados: cibercultura and Povo Surdo; cibercultura and Libras; ciberespaço and Povo Surdo; ciberespaço and Libras, que deveriam constar no título, e/ou no resumo, e/ou nas palavras-chave. Após a leitura dos resumos dos textos e, conforme as sete etapas que configuram a metodologia da Revisão Integrativa de Literatura, efetuou-se o levantamento das categorias de análise. Os resultados refletiram dois núcleos temáticos: “Periódicos e Anos de Publicação”, e, “Descrição dos Artigos”. Baseado nos núcleos e no recorte temporal da produção dos trabalhos, identificou-se números inexpressivos de publicações (2018 a 2023). Contudo, as discussões sobre a Cibercultura como campo de estudo e pesquisa, é recente. Deste modo, percebe-se que se faz necessário mais produções científicas baseadas nos descritores deste trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21313_TB8456_17102023190938.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO EVANDRO DUARTE FILHO"
    "autor_nome_curto" => "RAIMUNDO"
    "autor_email" => "evandroduartefilho@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100872
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8456
    "inscrito_id" => 21313
    "titulo" => "O POVO SURDO E A CIBERCULTURA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA"
    "resumo" => "Após o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs, bem como, o surgimento das redes sociais, a humanidade ganhou novas formas de estar e habitar. O desenvolvimento dessas Tecnologias Digitais se deu em grande escala e em curto espaço de tempo, viabilizou avanços, e caracteriza-se como fenômeno contínuo. A evolução das TDICs possibilitou a ideia de Ciberespaço, e tão logo, Cibercultura, pois, enquanto área recente, tornou-se desafiadora a todos os campos de pesquisa. Isto posto, o presente estudo objetivou elencar, na literatura, por meio de uma Revisão Integrativa, as discussões entre Cibercultura e Povo Surdo, discutida pela literatura especializada, especificamente no período de 2018 a 2023. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura realizada nas bases de dados virtuais: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As buscas ocorreram em julho de 2023, considerando os descritores associados: cibercultura and Povo Surdo; cibercultura and Libras; ciberespaço and Povo Surdo; ciberespaço and Libras, que deveriam constar no título, e/ou no resumo, e/ou nas palavras-chave. Após a leitura dos resumos dos textos e, conforme as sete etapas que configuram a metodologia da Revisão Integrativa de Literatura, efetuou-se o levantamento das categorias de análise. Os resultados refletiram dois núcleos temáticos: “Periódicos e Anos de Publicação”, e, “Descrição dos Artigos”. Baseado nos núcleos e no recorte temporal da produção dos trabalhos, identificou-se números inexpressivos de publicações (2018 a 2023). Contudo, as discussões sobre a Cibercultura como campo de estudo e pesquisa, é recente. Deste modo, percebe-se que se faz necessário mais produções científicas baseadas nos descritores deste trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21313_TB8456_17102023190938.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO EVANDRO DUARTE FILHO"
    "autor_nome_curto" => "RAIMUNDO"
    "autor_email" => "evandroduartefilho@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Após o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs, bem como, o surgimento das redes sociais, a humanidade ganhou novas formas de estar e habitar. O desenvolvimento dessas Tecnologias Digitais se deu em grande escala e em curto espaço de tempo, viabilizou avanços, e caracteriza-se como fenômeno contínuo. A evolução das TDICs possibilitou a ideia de Ciberespaço, e tão logo, Cibercultura, pois, enquanto área recente, tornou-se desafiadora a todos os campos de pesquisa. Isto posto, o presente estudo objetivou elencar, na literatura, por meio de uma Revisão Integrativa, as discussões entre Cibercultura e Povo Surdo, discutida pela literatura especializada, especificamente no período de 2018 a 2023. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura realizada nas bases de dados virtuais: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As buscas ocorreram em julho de 2023, considerando os descritores associados: cibercultura and Povo Surdo; cibercultura and Libras; ciberespaço and Povo Surdo; ciberespaço and Libras, que deveriam constar no título, e/ou no resumo, e/ou nas palavras-chave. Após a leitura dos resumos dos textos e, conforme as sete etapas que configuram a metodologia da Revisão Integrativa de Literatura, efetuou-se o levantamento das categorias de análise. Os resultados refletiram dois núcleos temáticos: “Periódicos e Anos de Publicação”, e, “Descrição dos Artigos”. Baseado nos núcleos e no recorte temporal da produção dos trabalhos, identificou-se números inexpressivos de publicações (2018 a 2023). Contudo, as discussões sobre a Cibercultura como campo de estudo e pesquisa, é recente. Deste modo, percebe-se que se faz necessário mais produções científicas baseadas nos descritores deste trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.