Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DUAL E APRENDIZAGEM INTEGRADA AO TRABALHO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DE ENSINO SUPERIOR DE GRANDE PORTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96320
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2185
    "inscrito_id" => 12255
    "titulo" => "ENSINO DUAL E APRENDIZAGEM INTEGRADA AO TRABALHO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DE ENSINO SUPERIOR DE GRANDE PORTE"
    "resumo" => "A Anima Educação é um grupo educacional que atua no ensino superior e conta com aproximadamente 400 mil alunos em 17 instituições. Desde 2020, a Ânima e suas instituições investem na implementação de programas de integração de seus currículos, seus cursos e suas práticas didáticas com organizações do mercado de trabalho. Com esse propósito, foi criada uma gerência responsável por implementar a Aprendizagem Integrada ao Trabalho e o Ensino Dual em todas as suas instituições e cursos, para que estudantes desenvolvam com as empresas sua formação prática, complementar à formação na universidade. Contudo, levar este modelo a um portfólio de mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação em 90 campus é um esforço que exigiu a criação de um modelo próprio, baseado nas diretrizes do framework CEWIL, utilizado em instituições de ensino superior canadenses, e no Sistema de Ensino Dual Alemão, implementado em cursos técnicos e de nível superior da Alemanha, capaz de contemplar as especificidades do sistema de ensino superior brasileiro e os desafios da criação de experiências do ensino híbrido. Neste artigo, apresentaremos os desafios da formação docente e da implementação do modelo que, atualmente, promove a Aprendizagem Integrada ao Trabalho a mais de 40 mil estudantes por semestre. Apresentaremos também nossa experiência sobre as práticas didático-pedagógicas de integração com as organizações do mundo do trabalho a partir de dois movimentos para a sua curricularização: trazer organizações de mercado para a universidade, criando cenários reais de trabalho para práticas presenciais e virtuais e levar nossos estudantes para vivenciar a prática em programas de imersão profissional. Discutiremos, também, os resultados de empregabilidade e relevância acadêmica, e, também, como nosso modelo inclui integra a formação de professores e equipes de gestão acadêmica aos programas de Stricto Sensu para garantir a qualidade das experiências integradas ao trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12255_TB2185_20112023152422.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIO AUGUSTO REZENDE CALADO"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIO"
    "autor_email" => "flavio.calado@animaeducac"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA (UNA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96320
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2185
    "inscrito_id" => 12255
    "titulo" => "ENSINO DUAL E APRENDIZAGEM INTEGRADA AO TRABALHO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DE ENSINO SUPERIOR DE GRANDE PORTE"
    "resumo" => "A Anima Educação é um grupo educacional que atua no ensino superior e conta com aproximadamente 400 mil alunos em 17 instituições. Desde 2020, a Ânima e suas instituições investem na implementação de programas de integração de seus currículos, seus cursos e suas práticas didáticas com organizações do mercado de trabalho. Com esse propósito, foi criada uma gerência responsável por implementar a Aprendizagem Integrada ao Trabalho e o Ensino Dual em todas as suas instituições e cursos, para que estudantes desenvolvam com as empresas sua formação prática, complementar à formação na universidade. Contudo, levar este modelo a um portfólio de mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação em 90 campus é um esforço que exigiu a criação de um modelo próprio, baseado nas diretrizes do framework CEWIL, utilizado em instituições de ensino superior canadenses, e no Sistema de Ensino Dual Alemão, implementado em cursos técnicos e de nível superior da Alemanha, capaz de contemplar as especificidades do sistema de ensino superior brasileiro e os desafios da criação de experiências do ensino híbrido. Neste artigo, apresentaremos os desafios da formação docente e da implementação do modelo que, atualmente, promove a Aprendizagem Integrada ao Trabalho a mais de 40 mil estudantes por semestre. Apresentaremos também nossa experiência sobre as práticas didático-pedagógicas de integração com as organizações do mundo do trabalho a partir de dois movimentos para a sua curricularização: trazer organizações de mercado para a universidade, criando cenários reais de trabalho para práticas presenciais e virtuais e levar nossos estudantes para vivenciar a prática em programas de imersão profissional. Discutiremos, também, os resultados de empregabilidade e relevância acadêmica, e, também, como nosso modelo inclui integra a formação de professores e equipes de gestão acadêmica aos programas de Stricto Sensu para garantir a qualidade das experiências integradas ao trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12255_TB2185_20112023152422.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIO AUGUSTO REZENDE CALADO"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIO"
    "autor_email" => "flavio.calado@animaeducac"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA (UNA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Anima Educação é um grupo educacional que atua no ensino superior e conta com aproximadamente 400 mil alunos em 17 instituições. Desde 2020, a Ânima e suas instituições investem na implementação de programas de integração de seus currículos, seus cursos e suas práticas didáticas com organizações do mercado de trabalho. Com esse propósito, foi criada uma gerência responsável por implementar a Aprendizagem Integrada ao Trabalho e o Ensino Dual em todas as suas instituições e cursos, para que estudantes desenvolvam com as empresas sua formação prática, complementar à formação na universidade. Contudo, levar este modelo a um portfólio de mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação em 90 campus é um esforço que exigiu a criação de um modelo próprio, baseado nas diretrizes do framework CEWIL, utilizado em instituições de ensino superior canadenses, e no Sistema de Ensino Dual Alemão, implementado em cursos técnicos e de nível superior da Alemanha, capaz de contemplar as especificidades do sistema de ensino superior brasileiro e os desafios da criação de experiências do ensino híbrido. Neste artigo, apresentaremos os desafios da formação docente e da implementação do modelo que, atualmente, promove a Aprendizagem Integrada ao Trabalho a mais de 40 mil estudantes por semestre. Apresentaremos também nossa experiência sobre as práticas didático-pedagógicas de integração com as organizações do mundo do trabalho a partir de dois movimentos para a sua curricularização: trazer organizações de mercado para a universidade, criando cenários reais de trabalho para práticas presenciais e virtuais e levar nossos estudantes para vivenciar a prática em programas de imersão profissional. Discutiremos, também, os resultados de empregabilidade e relevância acadêmica, e, também, como nosso modelo inclui integra a formação de professores e equipes de gestão acadêmica aos programas de Stricto Sensu para garantir a qualidade das experiências integradas ao trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.